Hemonúcleo amplia jornada para atender mais doadores
Unidade coletou cerca de 7 mil bolsas de sangue e realizou mais de 8 mil transfusões no ano passado, mas precisa de mais
Foto: Divulgação - Apesar da produção relevante, o Hemonúcleo precisa de novos doadores
Por Da Reportagem Local | 04 de abril, 2025

A partir deste mês, o Hemonúcleo de Catanduva passa a funcionar um dia a mais na semana, de terça a domingo, das 7h às 13h, com objetivo de ampliar e atender melhor aos doadores de sangue, com mais conforto e comodidade para quem deseja salvar vidas.

Em 2024, a unidade coletou cerca de 7 mil bolsas de sangue e realizou mais de 8 mil transfusões, contribuindo significativamente para o atendimento a pacientes de diversas condições de saúde.

Apesar da produção relevante, o Hemonúcleo precisa de novos doadores, uma vez que os estoques continuam preocupando. O estoque de O- está 47% abaixo do ideal para atender a demanda necessária. Já o A+ está 79% abaixo do ideal, o AB+ 28% abaixo do ideal e AB- 64% abaixo do ideal.  Os que mais preocupam são o doador universal O- 78% menor do que o necessário, o A- 86% abaixo e B- 91% menor do que precisaria em estoque.

Para o coordenador de captação de doadores do Hemocentro, Guilherme Vila Real, a situação é crítica. “Os tipos O+ e A+ por serem os tipos mais comuns na população, acabam tendo maior demanda também por transfusões. Enquanto que o O- é o doador universal e muito usando em situações de urgências e emergências. Por isso nosso apelo tão grande por todos os tipos, mas em especial estes”, ressalta Vila Real.

O Hemonúcleo de Catanduva fica localizado na rua 13 de Maio, 974, no Centro. O telefone para informações é 17 3522-7722.

QUEM PODE DOAR

Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, com peso acima de 50 kg e em boas condições de saúde. É fundamental que os doadores estejam bem hidratados e alimentados. Quem estiver com sintomas gripais ou alérgicos precisa aguardar pelo menos 7 dias após o desaparecimento total dos sintomas. Quem fez tatuagem ou piercing recentemente, o prazo é de 6 meses para doar novamente.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 29 de setembro de 2025
Tribunal de Contas aprova balancete da Funerária Municipal do ano 2023
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Inscrições da Corrida Kids Solidária do Fundo Social terminam na terça-feira
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Paróquia São Francisco de Assis terá tríduo em honra ao padroeiro