O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto promove a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia nesta sexta-feira e sábado, a partir das 8 horas. O evento busca discutir e atualizar profissionais da área de maternidade com novas ferramentas, abordagens e técnicas da saúde da mulher e da gestante. Podem participar médicos, residentes, alunos, enfermeiros e equipe multidisciplinar.
“O objetivo é a atualização, debate e ampliação de conhecimentos em temas relevantes na ginecologia e obstetrícia”, explica Wagner Vicensoto, vice-diretor executivo da Funfarme. “Procuramos colocar temas de patologias comuns do dia a dia do consultório, como diabetes gestacional, hipertensão, restrição de crescimento, colo curto, endometriose e menopausa.”
Também serão abordados procedimentos realizados no HCM, como cirurgia de correção de Mielomeningocele intra-uterina, cirurgia robótica e temas mais leves, mas muito importantes também, como nutrição e exercício físico na gestação.
Durante a jornada, profissionais da Funfarme e de outras instituições ministrarão as palestras. A programação se divide em duas salas, com abordagens distintas voltadas aos médicos e à equipe multidisciplinar.
Para esse segundo grupo, serão abordados temas que abrangem todas as especialidades que atendem mulheres e gestantes, conforme explica o médico ginecologista e obstetra Fabrício de Freitas. “Nós temos temas que abrangem fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e que abordam desde uma assistência melhor ao parto, como também patologias, para que esses profissionais possam lidar melhor com intercorrências, como a hemorragia pós-parto. Então, são temas relevantes para os profissionais que trabalham no dia a dia com gestantes”, cita.
Já na sala médica, as palestras serão divididas em dois dias e tratarão de assuntos mais relevantes e mais comuns e presentes no consultório médico que atende a mulher e a gestante. Entre os temas destacados, estão acompanhamento e patologias do pré-natal, diabetes gestacional, anemia, suplementação e atividade física na gestação.
“No consultório ginecológico, abordaremos sobre um tema que é muito relevante hoje, que é o atendimento dentro da diversidade sexual. E também falaremos sobre anticoncepcional, terapia hormonal, climatério. Escolhemos temas realmente selecionados, que estão mais presentes no consultório, para que a gente possa levar o conhecimento e atualizações para os ginecologistas tanto de dentro do hospital, como da rede, para poder oferecer um melhor atendimento para as mulheres da nossa região”, finaliza o especialista.
Autor