HCC participa da mobilização nacional Dia de Doar nesta terça
População pode contribuir com alimentos, produtos de higiene pessoal ou doações em dinheiro via Pix
Foto: DIVULGAÇÃO/FPA - Qualquer valor é bem-vindo e será revertido para o tratamento oncológico do HCC
Por Guilherme Gandini | 29 de novembro, 2022

Esta terça-feira, 29, será marcada pela solidariedade. A data representa o “Dia de Doar”, movimento criado nos Estados Unidos em 2012, iniciada no ano seguinte no Brasil e que, hoje, acontece em mais de 80 países. A iniciativa envolve entidades filantrópicas e é liderada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Em Catanduva, a Fundação Padre Albino participa do movimento pela primeira vez, com ação no Garden Shopping Catanduva, das 10 às 20 horas. O pedido de doação é voltado para alimentos e produtos de higiene, como arroz, feijão, leite, sabonete, pasta e escova de dentes.

As doações também podem ser feitas por meio do Pix (celular) 17 99789 8343. Qualquer valor é bem-vindo e será revertido para o tratamento oncológico do Hospital de Câncer de Catanduva.

“Doar muda mundos. E doar continuamente muda vidas. A iniciativa visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano”, diz a FPA.

A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas no país para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na edição de 2021, ano que também ficou marcado pela pandemia de Covid-19, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2,3 milhões em doações on-line. No total, mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas.

HISTÓRIA

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária às ações de vendas Black Friday e Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do “Movimento por uma Cultura de Doação” e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci