O Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto, realizou na última quinta-feira, 25, procedimento de histerectomia (operação cirúrgica da área ginecológica de remoção do útero), utilizando uma pinça laparoscópica inteligente, a Harmonic 1100, tecnologia usada pela primeira vez em um complexo de saúde no Noroeste Paulista em uma paciente do SUS.
Para o ginecologista do HB, Guilherme Accorsi, o uso dessa nova tecnologia beneficia não só os pacientes, como também os profissionais que utilizam o aparelho. A cirurgia minimamente invasiva foi considerada um sucesso e a paciente de 59 anos já recebeu alta hospitalar.
“Essa nova pinça inteligente diminui a dispersão de calor nos tecidos, minimiza sangramentos, permitindo uma recuperação mais rápida para o paciente e diminuição da dor. Em tratamentos de tumores ginecológicos, útero, colo do útero e ovário, sempre realizamos a cirurgia perto de estruturas nobres como vasos, artérias, veias, nervos e existe sempre o risco de as pinças convencionais causar uma lesão térmica por ficarem próximas. Com esse novo aparelho, as chances são bem menores, agilizando também o nosso trabalho”, afirma o especialista.
Autor