É celebrado hoje, dia 27 de setembro, o Dia de Cosme e Damião. Nesta data comemorativa é costume em muitos lugares distribuir doces para as crianças. Em Pindorama, essa tradição vem sendo mantida há mais de 50 anos, estando hoje nas mãos dos médiuns do Templo Luz Universal Pai Joaquim de Caridade.
A religião católica conta que Cosme e Damião eram irmãos gêmeos, considerados médicos, e que atendiam muitas crianças sem nada cobrar em troca disso. Porém, a tradição dos doces vem da associação feita com orixás da umbanda. O médium orientador do templo pindoramense, Antônio Aparecido Ranzani, explica essa relação que se deu por conta do sincretismo religioso, uma prática religiosa que provém da fusão de outras.
“A umbanda crê no Deus Uno, que na manifestação da sua ideação cósmica faz de si mesmo o Deus Trino, que se faz revelar também através das suas sete emanações, os sete orixás sagrados da umbanda. Em relação ao sincretismo religioso, o Orixá e Ori representam na umbanda a pureza, a inocência e a união com a lei divina. Isto levou os dirigentes da umbanda inicial a encontrar em Cosme e Damião esta mesma pureza, inocência e união com a lei divina, configurando Jesus Cristo o centro de suas vidas. Relacionando, então, a figura central do Orixá e Ori que reverenciamos e louvamos na vida de santidade de São Cosme e Damião”, descreve o médium.
Por esse motivo, é comum que nesta religião a celebração seja também uma data marcante. Na cidade de Pindorama, a festa sempre atraiu centenas de crianças para a sede do templo ao longo dos anos, onde eram distribuídas as tradicionais sacolinhas de doces, além de ter várias opções de brinquedos e diversão.
“A festa de São Cosme e Damião surgiu em Pindorama há mais de cinquenta anos com a médium dona Mariana, posteriormente dando seguimento a médium dona Lia Braga. Estando agora o Templo Luz Universal Pai Joaquim de Caridade desde 2002, há vinte anos realizando este segmento”, relembra Antônio, conhecido como Toninho.
Com a pandemia, desde 2020 a comemoração é feita com uma marcha peregrina, ou seja, uma procissão, que passa por ruas e bairros de Pindorama, incluindo o Jardim das Palmeiras e o distrito de Vila Roberto. Segundo Toninho, é um grandioso portal de luz que se abre entre a terra e o céu.
“A celebração festiva de Cosme e Damião, agora já justificada na figura central do sagrado Orixá e Ori traz em si o tríplice aspecto da umbanda: ciência, arte e magia, que se traduz através da famosa sacolinha de São Cosme e Damião com os doces, bolos, sorvetes e lanches veganos. Acompanhando sempre uma lembrancinha da festa, elaborada artesanalmente pelo corpo de médiuns do templo. Neste ano, foi a toalhinha de mão nas cores dos sete raios do sol”, diz.
Ele ressalta que o objetivo da comemoração é despertar e fortalecer as fontes para cada um acessar a força interior. “A festa de São Cosme e Damião é a realização do mais puro amor e alegria. E ao longo desses mais de cinquenta anos tornou-se, sem dúvida, parte de nossas vidas”, completa o médium Toninho.
O Templo Luz Universal Joaquim de Caridade trabalha a umbanda esotérica, umbanda de iniciação espiritual. A instituição religiosa, localizada na rua Nilo Peçanha, 676, em Pindorama, exerce os trabalhos de atendimento espiritual e orientações ao público nas noites de terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Realizam também estudos doutrinários e de iniciação espiritual aos domingos, das 20h30 às 22h30.
Autor