Para abordar a importância do bem-estar animal, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Catanduva lançou projeto sobre a guarda responsável de animais domésticos. O trabalho começou a ser desenvolvido diretamente com as crianças nas escolas, no mês passado, buscando conscientizar desde cedo sobre o respeito e o cuidado pelos animais.
“A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com outras secretarias, iniciou ações no âmbito da guarda responsável e do bem-estar animal. Dentre elas, há esse diálogo do bemestar animal, que é uma prática que a gente iniciou junto com a Secretaria de Educação, onde a gente visita as escolas”, explica Júlia Cassiano Wayego, secretária de Meio Ambiente.
Ela diz que a abordagem é feita de forma lúdica, para que o aluno consiga entender e ter essa prática enraizada nas suas residências.
“A gente aborda a questão da alimentação, dos maus-tratos, a disponibilidade de água e a questão da dengue, o bem-estar mesmo - de quais são os cuidados necessários com os pets, que eles também sentem frio, que sentem calor e também ficam tristes. Então toda essa parte é abordada, inclusive a castração e de não deixar o animal solto nas ruas”, exemplifica a gestora.
O Código Civil estabelece que os bichos devem ser considerados seres vivos dotados de sensibilidade e passíveis de proteção jurídica. A guarda responsável implica no comprometimento do tutor em garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família.
Para Júlia Wayego, a educação ambiental é pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável.
Autor