Guarda Municipal apreende pipas com cerol no Nova Catanduva
GCM faz patrulhamentos em bairros com maior número de denúncias e áreas onde a prática é mais comum
Foto: Prefeitura de Catanduva - Foram apreendidos 14 carretéis contendo linha com cerol e 30 pipas
Por Da Reportagem Local | 05 de março, 2025

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva realizou a “Operação Cerol” na tarde desta terça-feira de Carnaval, 4, nos bairros Nova Catanduva 2 e 3, com o objetivo de coibir o uso de cerol e linhas cortantes, como a linha chilena, na prática de soltar pipas. Foram apreendidos 14 carretéis contendo linha com cerol e 30 pipas, todos abandonados com a chegada das guarnições.

A GCM realiza patrulhamentos em bairros com maior número de denúncias e em áreas onde a prática é mais comum. Materiais como pipas e linhas com cerol são apreendidos, e os responsáveis, quando identificados, podem ser autuados e multados conforme a legislação municipal, e também, responder por crime. Em casos envolvendo menores de idade, os responsáveis legais são notificados e podem responder pelas infrações cometidas pelos filhos.

De acordo com o GCM Fabio Dassena, os bairros com mais registros de apreensões e denúncias são o Alto da Boa Vista, Parque Glória 6, Nova Catanduva e Jardim Imperial. “Atendemos às solicitações, mas também fazemos patrulhamentos por bairros. É lógico que tem casos pela cidade toda, mas esses bairros têm maior incidência de apreensões”, pontua.

Ao longo do ano passado, segundo levantamento da GCM, foram apreendidas mais de 300 pipas e carreteis, até em número superior. “Algumas vezes eles cortam a linha, a pipa vai embora, mas o carretel fica”, lembra Dassena, informando que os produtos foram incinerados em dezembro.

“Que as pessoas soltem a pipa com segurança, os pais com os filhos, em local seguro, não no meio da rua, podendo causar dano à saúde de alguém. A Guarda Municipal está atenta para coibir esses casos e quem tem a consciência de soltar a pipa sem o cerol que possa fazer com tranquilidade. Quando a pessoa faz bom uso da brincadeira, ela é salutar”, frisa o GCM.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
19% dos pacientes faltaram a consultas ou exames em abril
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Festival de Dança bate recorde de participação com quase 70 grupos
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Direito da Unifipa promove palestra sobre Usucapião Extrajudicial