Neste domingo, 28 de abril, às 11 horas, o Grupo Flor de Chita apresenta o espetáculo “Cores de Tarsila” no Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Os catanduvenses foram convidados pela curadoria da programação da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), instituição gestora do equipamento cultural.
Inspirado na vida e obra da renomada artista modernista Tarsila do Amaral, o espetáculo mergulha no universo infantil da pintora, explorando suas principais referências da infância vivida no interior de São Paulo.
Cores de Tarsila encanta o público infantil ao oferecer uma narrativa sensível e lúdica, palatável às crianças, que as aproxima da arte brasileira e do folclore nacional. Além disso, aborda temas como laços afetivos, medo, educação respeitosa e criatividade, oferecendo uma experiência enriquecedora para os pequenos espectadores.
A peça estreou em maio de 2022 no Sesc Catanduva, como parte da programação especial “Diversos 22”. Desde então, tem sido destaque em festivais de teatro e foi premiada pelo Proac, garantindo sua circulação pelo estado de São Paulo, na modalidade circulação de espetáculos destinados ao público infanto-juvenil. Ao longo de 2023, foi assistido por mais de 2.500 pessoas, em diversas regiões administrativas do estado.
O TEATRO E A APAA
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital.
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos.
Autor