
Teve início este mês, de forma remota, o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Infância e Educação (GEPIE), vinculado ao curso de Psicologia da Unifipa, mas que une toda a comunidade acadêmica da instituição.
Com 20 participantes inscritos, o grupo consolida espaço de diálogo, reflexão e aprofundamento teórico sobre as infâncias e os processos educativos. A iniciativa visa estimular o pensamento crítico e a formação de base teórica sólida entre estudantes e pesquisadores da área.
“O GEPIE nasce com o propósito de promover ações integradas de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para a produção de conhecimentos interdisciplinares sobre a infância, bem como sobre os contextos e práticas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem”, explica a coordenadora do curso de Psicologia e do projeto, professora Luciana Calza.
De acordo com a coordenadora, o grupo terá atuação voltada para a articulação entre teoria e prática. “O GEPIE tem como foco o aprofundamento mais teórico no campo dos Estudos Sociais da Infância, com ênfase em abordagens interdisciplinares que dialogam com a Psicologia, a Sociologia, a História da Infância e as Ciências da Educação. Também pretendemos desenvolver pesquisas acadêmicas voltadas à temática da infância e educação, bem como realizar ações de extensão que envolvam a comunidade local, contribuindo para a transformação social por meio do conhecimento científico”, afirmou a educadora.
Autor
