Em iniciativa inovadora, a Unimed Catanduva, através do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA) e em parceria com a Medicina Preventiva, promoveu a dinâmica "Vivência em situação de deficiência visual" junto ao Grupo de Corrida Unimed. A atividade, embora formatada como um treino, foi bem diferente do que os participantes estão acostumados, proporcionando experiência única para todos os envolvidos.
A atividade foi desenvolvida de forma descontraída e leve, no Parque do Aeroporto, local que oferece ambiente propício para a realização da ação. Para participar das atividades, os alunos receberam instruções sobre a maneira correta de guiar um atleta cego. O aprendizado foi crucial para garantir a segurança e a eficácia do exercício. Além disso, foi abordada a importância da comunicação para evitar acidentes, através de diálogo claro e eficiente.
O Plano de Ação Integrado da Unimed junto ao NIA prevê ações em todos os setores da organização, com o objetivo de promover melhorias estruturais e comportamentais. A intenção é ir além das políticas e práticas habituais, buscando fazer a diferença na vida dos beneficiários, colaboradores e prestadores de serviços.
O foco, segundo a Unimed, está na valorização e respeito às diferenças de cada indivíduo, reconhecendo que cada pessoa tem suas próprias habilidades e desafios, e que todos têm papel vital a desempenhar na sociedade. “Esta iniciativa é mais um passo em direção a um futuro inclusivo e acessível para todos”, salienta, em nota, a Unimed Catanduva.
Autor