Grupo de capoeira de Catanduva realiza Batizado e Troca de Graduação hoje
Alunos do Grupo de Capoeira Claro da Lua irão fazer a troca de cordões em evento promovido por Nenê Mun-Rá, Murilo Bizunga e Mestre João Parafuso
Crédito: Divulgação - Aulas de capoeira no Grupo Claro da Lua são de quarta e sexta-feira, das 20 às 22 horas
Por Stella Vicente | 11 de dezembro, 2022

O Batizado, Formatura e Troca de Graduação dos alunos do Grupo de Capoeira Claro da Lua acontece neste domingo, dia 11, a partir das 9 horas. Organizado pelo formado Ronaldo Luiz dos Santos, conhecido como Nenê Mun-Rá, e pelo graduado Murilo Bizunga, o evento ainda tem a supervisão do Mestre João Parafuso, que tem mais de 35 anos de capoeira.

Ronaldo é formado em capoeira e está prestes a se formar também como professor. Atualmente, ele oferece aulas gratuitas para crianças, jovens e adultos na escola de capoeira localizada na Vila Engrácia. Na graduação deste domingo, os alunos irão atualizar suas cordas e serão batizados por mestres de capoeira de toda a região.

Segundo Ronaldo, o evento reúne vários mestres de toda a região. Ele conta que neste ano, como estão com poucos alunos, o evento será na própria escola de Capoeira, situada na rua Cambé, nº 11, no bairro Vila Engrácia.

"Virão somente os mestres, os graduados, e pedimos para não trazer tanta molecada porque o local não tem tanto espaço. Eles vêm para batizar os alunos e trocar a graduação", explica.

Diferente de alguns projetos de capoeira na região, este não possui apoio público ou de outras pessoas, mas esperam conseguir no ano que vem, visto que toda ajuda é bem-vinda.

"Aqui a gente faz do nosso próprio bolso. É igual meu mestre fala 'você não tem que gostar da capoeira, você tem que amar' se não o projeto não vai para a frente. Caso apareça um projeto nós iremos dar aula, mas caso não apareça iremos fazer do mesmo jeito", afirma Nenê Mun-Rá.

O horário das aulas de capoeira no Grupo Claro da Lua é de quarta e sexta-feira, das 20 às 22 horas. Podem participar pessoas acima dos sete anos de idade, desde que apresentem atestado de saúde.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Atleta de Catanduva conquista 3º lugar no Open Ajinomoto de Judô
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Sub-17 do Santo mantém invencibilidade e Sub-15 conhece primeira derrota
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Bax Catanduva vence São José após sete derrotas na Liga de Basquete