Grupo de Apoio à Loucura faz abordagens culturais na cidade
Foto: Ruy Barbosa Jr. - Resultado de criação coletiva será alvo de apresentação pública na cidade
Coletivo de Rio Preto convida o público a refletir sobre gênero e diversidade, com ações na Dell’arte e na feira livre da Vila Celso
Por Da Reportagem Local | 07 de novembro, 2025

 

O projeto “Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração”, do Grupo de Apoio à Loucura (GAL), de São José do Rio Preto, será realizado no Ponto de Cultura Coletivo Dell’arte e na feira livre da Vila Celso, em Catanduva, entre esta sexta e domingo. As ações do projeto envolvem a exibição do curta-metragem “O ventre do traviarcado”, seguida de roda de discussão, e oficina de criação coletiva cujo resultado será alvo de apresentação pública na cidade.

Por meio do projeto, o GAL revisita a sua trajetória artística, marcada pela abordagem de temas sociais urgentes como a interseccionalidade e a luta contra a intolerância sobre corpos e vivências dissidentes. Trata-se de uma forma do coletivo se reafirmar como agrupamento e rede de apoio para corpos dissidentes em um país que é líder mundial em assassinato de pessoas trans, aliando-se a artistas rio-pretenses reconhecidas no cenário nacional da cultura LBTQIA+.

Segundo Murilo Gussi, fundador do GAL, as manifestações artísticas, que historicamente são alvo de censura moralista, têm papel importante na geração de reflexão e conhecimento, sensibilizando as pessoas para uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária.

“Nosso projeto reúne obras e ações que convidam para uma reflexão sobre o respeito às diferenças e as liberdades individuais, convidando as comunidades a uma experiência artística em torno da diversidade de corpos”, destaca.

Contemplado em edital de fortalecimento da Cultura LGBTQIA+ do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração circulou por oito cidades, tendo passado por Ribeirão Preto, Bauru, São Paulo, Santos, Ubatuba, Campinas, Araçatuba e, agora, Catanduva.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira, 7, às 18h, no Coletivo Dell’arte, será exibido o filme “O ventre do traviarcado”, dirigido por Gaia do Brasil e protagonizado pelas artistas Christina Martins, Agatha Renard e Stella She. A obra revisita fatos históricos da comunidade LGBTQIA+, como a eclosão da epidemia de HIV nos anos 1980; a Operação Tarântula, que varreu travestis das ruas da capital paulista em 1987; e rememora figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.

Depois haverá bate-papo com participação de Gaia do Brasil, Christina Martins e Murilo Gussi e a convidada da cena catanduvense: Carla Mendes, mulher transexual preta periférica, militante, ativista, produtora cultural, palestrante e representante da comunidade LGBT+.

Já a oficina “Ensaios sobre artivismo”, aberta para artistas e pessoas interessadas, será no sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 10h às 12h, na Dell’arte. Ministrada por Murilo Gussi, Christina Martins e Gaia do Brasil, a atividade parte do repertório artístico acumulado por GAL ao longo de uma década de atuação para investigar as vivências de sujeitos cujos corpos são lidos como desviantes à norma e que fazem das dissidências modos de vida e de criação artística.

“Propomos um jogo que reprisa processos criativos criados por GAL em suas produções, seguindo um circuito que contempla teoria, laboratório e programa performático. Ao longo da oficina, criamos um roteiro a ser apresentado publicamente, ou seja, um roteiro performativo”, explica Murilo. A exibição será no domingo, às 12h, na feira livre da Vila Celso.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Flashdance tem show do Grupo Nós nesta sexta-feira em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Guri vai ocupar praças e parques de 70 cidades para festejar 30 anos
Por Da Reportagem Local | 13 de novembro de 2025
Escritor de Paraíso lança livro de mistério sobre amores e recomeços