O Grupo Carrefour Brasil não revelou ao Jornal O Regional se a loja do Hipermercado Big, antigo Walmart, será convertida em outra bandeira. “A transação acabou de ser concluída e não há nenhuma previsão de conversão de loja ainda”, afirmou a agência InPress Porter Novelli, responsável pela área de comunicação do processo de Fusão e Aquisição Carrefour-Big.
O questionamento da reportagem foi feito logo após a conclusão da aquisição do Grupo Big pelo Carrefour, um dos maiores negócios do varejo brasileiro, fato que, segundo a própria empresa, dá início a uma nova etapa em sua trajetória de 47 anos no Brasil.
“O Grupo se posiciona como o maior empregador privado do país e consolida sua liderança com uma maior abrangência geográfica nas regiões Nordeste e Sul, expandindo seus formatos tradicionais de atacarejo e hipermercado, aumentando sua base de supermercados e ingressando em novos modelos, como o clube de compras Sam´s Club”, divulgou o Carrefour.
Sem muitos detalhes, o grupo afirmou apenas que, nos próximos meses, grande parte das lojas BIG será convertida para bandeiras do Grupo Carrefour, sendo a maioria para Atacadão.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, entretanto, serão convertidas 124 lojas de um total de 374 unidades do Grupo Big, com investimento de R$ 2,1 milhões e conclusão prevista para o fim de 2023. As informações constariam, segundo o jornal, em uma apresentação publicada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no domingo, 12, e que seria tema de teleconferência com investidores e analistas na segunda-feira, 13, às 10 horas.
“As conversões foram definidas assim: 38 lojas do Maxxi Atacado, 28 do Big e 4 do TodoDia passarão a operar sob a marca Atacadão (do Grupo Carrefour). Outras 47 unidades do Big vão virar Carrefour e, por fim, 7 unidades do Big serão transformados em Sam's Club”, indicou.
Ainda conforme a reportagem, o processo acontecerá em dois formatos: 35 lojas passarão por desmobilização, com fechamento por dois meses, mas outras 89 lojas não precisarão ser desmobilizadas por inteiro e serão fechadas por apenas três dias para as mudanças.
MAIOR DO PAÍS
O novo Grupo Carrefour Brasil contará com mais de mil pontos de venda e 150 mil colaboradores, representando quase 25% do mercado varejista do País. “Queremos fazer de nossa presença um forte impulsionador econômico e social, atuando em rede colaborativa com produtores e fornecedores locais, que ganham abrangência nacional por meio de nossa rede de lojas”, afirmou Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour.
O pagamento pela aquisição, no valor de sete bilhões de reais, foi formalizado com a efetivação da transação financeira, que ocorreu 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. A participação acionária da companhia fica distribuída da seguinte forma: 67.7% para o Grupo Carrefour Global; 7.2% para a Península Participações e 5.6% para Advent International e Walmart.
Autor