Governo de SP lança fase residencial de Comunidade Terapêutica em Catanduva
Instituições de todo o estado passarão pela mesma evolução metodológica
Foto: Prefeitura de Catanduva - Autoridades descerram placa inaugural da Comunidade Terapêutica
Por Da Reportagem Local | 27 de agosto, 2023

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds), entregou para Catanduva e região, nesta sexta-feira, 25, a fase residencial da Comunidade Terapêutica masculina instalada no município. Essa nova fase, conforme o órgão estadual, representa uma evolução metodológica no enfrentamento da dependência química.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, e o prefeito Padre Osvaldo (PL) participaram da cerimônia de inauguração. O investimento total no equipamento será de mais de R$ 800 mil por ano.

“A decisão sobre a implementação da fase residencial nas Comunidades Terapêuticas foi baseada em estudos desenvolvidos pela nossa Coordenadoria de Políticas sobre Drogas. O objetivo é que os tratamentos sejam cada vez mais efetivos e tenhamos taxas de sucesso cada vez maiores”, explicou o secretário Gilberto Nascimento.

A partir dessa evolução metodológica, as Comunidades Terapêuticas do estado contarão com duas fases: a comunitária e a residencial. A primeira tem por objetivo a intervenção terapêutica com foco na recuperação e reorganização psicossocioemocional do indivíduo.

Já na fase 2, a residencial, será trabalhada a reintegração social, com terapia familiar aos casos que se aplicarem e foco no protagonismo e autonomia de renda. Os acolhidos serão preparados e inseridos no mundo do trabalho, estimulando a bancarização, a promoção da educação financeira e retomada dos estudos. A duração do tratamento será de seis meses, em média.

“É muito bonito ouvir dos nossos acolhidos da fase residencial que, durante o fim de semana, eles puderam fazer compras e levar para a família; abraçaram os parentes e foram muito bem recebidos. Eles passam a ajudar novamente dentro de casa e se sentem completamente renovados e motivados, com a autoestima elevada”, acrescenta Eliana Borges, coordenadora de Políticas sobre Drogas da Seds.

Padre Osvaldo também enalteceu a nova etapa de enfrentamento à dependência química. “Trata-se de um novo modelo de atendimento social, onde o acolhido, após período de tratamento, poderá intercalar sua permanência na casa com trabalho, visitas à família. Tudo isso, visando à reinserção gradativa na sociedade”, detalhou ele nas redes sociais.

A ação será coordenada pela Associação Recomeçar, que atua nesse segmento desde 2009 e tem trabalho consolidado com dependentes químicos em Catanduva.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência