O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), lançou nesta terça-feira (21), Dia Mundial da Síndrome de Down, cartilha com orientações e cuidados para as famílias de pessoas com síndrome de Down e toda a sociedade.
"A cartilha tem como objetivo levar informações não apenas para os familiares das pessoas com essa condição genética, mas para toda a sociedade. A Síndrome de Down não pode nem deve ser um impeditivo para que essas pessoas se desenvolvam e tenham uma vida autônoma e totalmente integrada à sociedade", afirmou Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O guia foi elaborado pela médica Ana Cláudia Brandão e conta com o apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira - Albert Einstein. O material será disponibilizado virtualmente no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br e contará também com uma versão acessível, no mesmo endereço eletrônico.
A síndrome de Down é uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 21 nas células das pessoas, e por isto também é conhecida como Trissomia do Cromossomo 21 (T21).
Autor