Governo de SP lança campanha de combate ao Greening, praga que atinge pomares
Ação faz parte do conjunto de ações tomadas pela gestão estadual para o controle da doença, como a retirada de mudas infectadas
Foto: Divulgação/Governo de SP - São Paulo é um dos maiores produtores de laranja do mundo e o maior do país
Por Da Reportagem Local | 28 de dezembro, 2023

O Governo de São Paulo lançou campanha para conscientizar sobre a importância do combate ao Greening, praga que atinge plantações de laranja e de outros cítricos. A medida integra o conjunto de ações tomadas pela gestão estadual para o controle da doença, que é transmitida por um inseto e representa ameaça à citricultura no estado.

"O Governo do Estado pesquisa, investe e trabalha ao lado dos produtores na luta para controlar essa praga. Todos contra o Greening. Monitore, inspecione e erradique", diz trecho da peça.

São Paulo é um dos maiores produtores de laranja do mundo e o maior do país. Por isso, o controle do Greening é de extrema importância para o agronegócio paulista. Segundo o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a citricultura paulista exporta U$ 2 bilhões por ano. São cerca de 9,6 mil propriedades que geram 200 mil empregos, inclusive na região de Catanduva.

Em reunião realizada com técnicos da pasta, o governador Tarcísio de Freitas apontou que o controle da praga deve ser tratado como prioridade, com ações de curto, médio e longo prazo.

MEDIDAS

Em outubro, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), criou canal direto para que a população, especialmente os produtores rurais, possa denunciar casos de "greening dos citros". A medida pretende conter o avanço da doença denominada Huanglongbing (HLB).

O canal de denúncia tem como objetivo informar à Defesa Agropecuária a localização de pomares abandonados ou mal manejados, para que sejam colocadas em prática ações de educação e conscientização do produtor. A existência desse tipo de pomar, sem controle do psilídeo (Diaphorina citri), que é o vetor da praga, ou sem erradicação de plantas até oito anos contaminadas com a doença, atua como fonte de contaminação a outros pomares.

Além do canal, o governo paulista também criou, no mês passado, o Comitê Estadual de Combate ao Greening. O grupo reúne cinco secretarias, além de produtores e representantes do setor da citricultura. Oficializado por meio de decreto assinado pelo governador, o comitê pode propor políticas públicas, diretrizes, critérios e procedimentos para o controle da doença.

RETIRADA DE MUDAS

Ainda na esteira das ações tomadas pelo governo paulista, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento intensificou as ações de combate ao comércio de mudas irregulares de citros. Nos dias 8 e 9 de novembro, foram retiradas de circulação 9 mil mudas de citros irregulares que estavam armazenadas em Herculândia, no oeste do Estado.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem