O governador Tarcísio de Freitas autorizou na quinta-feira, 22, a assinatura de 18 convênios para obras e outros 58 para a distribuição de equipamentos a municípios em mais uma ação de fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil. Os investimentos chegam a R$ 32,4 milhões, incluindo seis pontes já entregues.
Na região de São José do Rio Preto, foram contemplados os municípios de Cardoso, Indiaporã, Nova Aliança, Santa Albertina, Santa Clara d´Oeste, Vitória Brasil, Jales, Ariranha, Bálsamo, Catiguá, Cosmorama, Icém, Irapuã, Jaci, Nova Aliança, Orindiúva, Ouroeste, Palmeira d´Oeste, Paraíso, Paulo de Faria, Riolândia, Ubarana e Urânia.
“É nosso dever equipar a Defesa Civil, principalmente no que diz respeito a tecnologia, para que a gente possa estar sempre preparado para o enfrentamento de questões que serão cada vez mais rotineiras. Precisamos de municípios aptos e resilientes”, afirmou o governador.
Ariranha, Cajobi, Catiguá, Irapuã e Paraíso, próximas a Catanduva, receberão viaturas tipo caminhonete e kits com equipamentos para combate a incêndio florestais, motosserras, geradores, balsas infláveis, lanternas, rádios comunicadores, torres de iluminação, kits de sinalização e sopradores. O investimento em veículos e equipamentos soma R$ 11,6 milhões e contempla, ao todo, 58 municípios.
Durante a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, 66 cidades receberam o prêmio Municípios Resilientes. A aferição é feita com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do programa Município Verde Azul e da campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas. A vizinha São José do Rio Preto foi premiada com o grau prata; Campinas ficou com o ouro e Vinhedo com o bronze.
Autor