Governo de SP abre inscrição para curso online de Libras
Curso é gratuito e já qualificou quase 23 mil pessoas de mais de 400 municípios
Foto: Arquivo Pessoal - Iniciativa tem como objetivo ensinar Libras a pessoas sem deficiência auditiva
Por Da Reportagem Local | 03 de outubro, 2023

Nesta terça-feira, 3, a partir das 10 horas, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre as inscrições para o curso básico online e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A ação, realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já qualificou cerca de 23 mil pessoas de mais de 400 municípios do Estado de São Paulo.

O conteúdo programático é abordado por professores surdos. Ao todo, serão quatro turmas ministradas por quatro professores surdos: duas com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras; duas com aulas às terças e quintas-feiras.

O curso tem o total de 40 horas, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom, e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.

Os cursos de Libras acontecem mensalmente e têm vagas limitadas, com inscrições abertas no início de cada mês no site https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/. O público em geral a partir dos 18 anos pode se inscrever.

A iniciativa tem como objetivo ensinar Libras a pessoas sem deficiência auditiva para que elas estejam habilitadas a se comunicar com as mais de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 01 de maio de 2024
Padre Osvaldo cria projeto para ‘ampliar calçada’ dos bares e dá fim aos parklets
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Educação de SP amplia prazo para que estudantes escolham curso superior
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Tarifas de pedágio da Washington Luís terão reajuste em 1º de maio