Governo de São Paulo abre inscrições para curso on-line de Libras
Capacitação é gratuita e já qualificou cerca de 23 mil pessoas de mais de 400 municípios; vagas são limitadas
Foto: Divulgação/Governo de SP - Curso tem 40 horas, com 30 horas pela plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras
Por Da Reportagem Local | 12 de novembro, 2023

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abriu as inscrições para o curso básico on-line e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para adultos, adolescentes e crianças. A capacitação tem como diferencial as aulas ministradas por professores surdos.

Para os adultos, serão cinco turmas do Curso Básico: duas com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras à noite; duas com aulas às terças e quintas-feiras à noite, e uma aos sábados pela manhã. Já para as crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, a segunda turma do Curso de Libras Teens terá aulas aos sábados pela manhã.

O conteúdo programático contempla os seguintes temas: O que é a Libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

O curso tem total de 40 horas por turma, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom, e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior. Os cursos acontecem mensalmente e têm vagas limitadas.

A iniciativa tem como objetivo ensinar Libras a pessoas sem deficiência auditiva para que elas estejam habilitadas a se comunicar com as pessoas surdas que vivem no Estado de São Paulo. O formulário de inscrição está disponível no site https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 23 de junho de 2024
MP pede interdição de escolas sem alvará; 13 ainda estão sob risco
Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Governo de SP antecipa R$ 1 milhão para reforçar saúde em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 21 de junho de 2024
Prefeitura doa área para construção de subestação de energia elétrica