Governo contrata seguranças privados para escolas estaduais; Catanduva terá cinco em atuação
Primeiros 774 vigilantes começaram a atuar em SP, 38 deles na região de Rio Preto
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil - Escola do bairro Sapopemba, na capital paulista, foi alvo de ataque esta semana
Por Da Reportagem Local | 27 de outubro, 2023

A Diretoria de Ensino de Catanduva, que abrange 15 municípios e 29 escolas estaduais, terá cinco seguranças privados para atuação dentro das unidades, em proposta que pretende reforçar a prevenção a episódios de violência. Em todo o estado, a Secretaria da Educação (Seduc-SP) vai contratar 1.000 profissionais, que atuarão em escolas da capital, interior e litoral paulista.

Até esta sexta-feira, dia 27, 774 vigilantes iniciam a prestação de serviços em 774 escolas paulistas. A licitação segue em andamento para a contratação dos outros 226 profissionais. As unidades de ensino que serão atendidas não foram informadas.

“Os seguranças atuarão dentro das unidades escolares, em uma jornada de 44 horas semanais. Para alocação dos vigilantes, as escolas foram selecionadas pelas 91 Diretorias Regionais de Ensino com base em critérios como vulnerabilidade da comunidade e convivência no ambiente escolar”, informou a Seduc-SP.

A Secretaria da Educação deve investir cerca de R$ 70 milhões anualmente no projeto. As empresas vencedoras de licitação devem contratar seguranças homens e mulheres com formação profissionalizante na área. Outra regra imposta é que tenham sido consultados os antecedentes criminais dos trabalhadores antes da contratação.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Reforma da Estação Cultura deve se prolongar até julho
Por Da Reportagem Local | 03 de maio de 2024
Governo de SP define salário mínimo estadual de R$ 1.640
Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Conselho da Criança quer incentivar destinação do IR às entidades