Cerca de 100 estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais foram recebidos pelo governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes. Eles representaram o grupo de 349 selecionados para Intercâmbio Cultural edição 2023, que embarcam para Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda a partir do dia 2 de fevereiro.
“Se vocês perceberem que não há fronteira, não há barreira, não há limite, vocês podem chegar aonde vocês quiserem, aonde o sonho de vocês permitir”, disse Tarcísio.
O evento contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá. Também foram convidados professores, coordenadores e diretores das Etecs e Fatecs, além de familiares dos intercambistas.
“Queria parabenizar aos professores, aos diretores, aos pais. Eu, como pai, também estaria vibrando, como sei que as senhoras e os senhores estão vibrando. Parabéns a todos!”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
Selecionados com base em aproveitamento acadêmico, os jovens representam todas as regiões do Estado das diversas modalidades de ensino oferecidas pelo Centro Paula Souza. Entre eles estão duas estudantes de Catanduva que terão o sonho realizado: Mariely Batael Fanelli, de 20 anos, da Etec Elias Nechar, e Yasmin Barbosa Barata, de 23, da Fatec.
O intercâmbio prevê um curso intensivo de inglês ou espanhol, duração de quatro semanas, com as seguintes despesas pagas: passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), translado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, além da ajuda de custo e tag de identificação das malas.
“Estamos muitos felizes, muito emocionados porque para nós educadores e gestores, proporcionar essa oportunidade para esses jovens talentosos, estudiosos, os de melhor desempenho nas suas escolas, é realmente muito importante. Eu acho que esse vai ser um dos episódios mais ricos da aprendizagem de vocês”, acredita a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá.
Realizado pela primeira em 2011, o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) já levou mais de 2,7 mil estudantes e 400 professores para experiências internacionais.
Nesta edição, as instituições de ensino que receberão os participantes estão sediadas nas cidades de Buenos Aires (Argentina); Chicago, Nova York e San Diego (Estados Unidos); Dublin (Irlanda); Brighton, Bristol, Cambrigde, Canterbury, Leeds, Londres, Oxford e Worthing (Inglaterra).
Autor