Gestores e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads) da região de São José do Rio Preto, que abrange 47 municípios, incluindo Catanduva, participaram da capacitação “Educação permanente do SUAS com foco na supervisão técnica", realizada na terça-feira, 18/6, no Senac de Rio Preto.
A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por intermédio da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, e integra o Programa de Capacitação do SUAS em São Paulo (CapacitaSUAS-SP).
Com a temática centrada na Gestão do SUAS, o encontro propiciou troca de experiências entre os municípios, tendo como referência o departamento de Gestão do Trabalho do SUAS de Rio Preto, vinculado à Secretaria de Assistência Social. A cidade é a única da região a ter implantado e implementado esse departamento, bem como o plano de educação permanente.
A secretária de Assistência Social de Rio Preto, Helena Marangoni, destaca a importância desses momentos para a Política de Assistência Social. "Quando trocamos experiências e apresentamos a trajetória de implantação de áreas essenciais da gestão do SUAS, incentivamos os municípios da região a promoverem ações referentes a Política de Recursos Humanos e de educação permanente para qualificar ainda mais a oferta dos serviços socioassistenciais".
A capacitação teve como foco principal o desenvolvimento de conteúdos relativos à Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, especialmente sobre a Supervisão Técnica, que é definida como um tipo de ação de capacitação, com objetivo de apoiar e acompanhar os trabalhadores no desenvolvimento de suas funções, sejam elas de gestão, provimento de serviços ou benefícios socioassistenciais.
Autor