Gestora da Casa-Abrigo assina parceria com o poder público na terça-feira
Unidade será regionalizada e atenderá municípios de Catanduva, Mirassol e Bady Bassitt
Foto: Prefeitura de Catanduva - Prefeitos de Catanduva, Bady e Mirassol assinaram parceria em agosto
Por Guilherme Gandini | 15 de dezembro, 2023

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Catanduva confirmou que a OSC Comunidade Só por Hoje (CSPH), de São José do Rio Preto, será a responsável por gerir o Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência, a Casa-Abrigo. A unidade será regionalizada e atenderá os municípios de Catanduva, Mirassol e Bady Bassitt.

A Organização da Sociedade Civil (OSC) deverá formalizar a parceria com o poder público na próxima terça-feira, 19, às 9 horas. A assinatura do termo de colaboração será no gabinete do prefeito Padre Osvaldo (PL). No chamamento público realizado pela Prefeitura de Catanduva, a CSPH somou 93 pontos, superando a Associação Recomeçar, de Catanduva, que contabilizou 76.

A Casa-Abrigo acolherá até 20 mulheres em situação de violência e sob risco de morte dos três municípios parceiros, garantindo segurança a elas e seus dependentes menores de idade. A verba anual disponível para a condução da unidade será de R$ 1 milhão, sendo R$ 468 mil repassados pelo governo estadual e o restante rateado entre as administrações públicas.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcela Alvares, a partir da assinatura da parceria, a OSC já se torna apta a iniciar os trabalhos. As providências iniciais, segundo ela, serão a locação de um imóvel e a compra de tudo que será necessário.

“A OSC vai procurar um lugar, uma casa adequada, para alugar e implantar esse abrigo. Essa casa vai ser em local sigiloso, o endereço não pode ser divulgado devido à peculiaridade e à delicadeza do tema. Em seguida, a equipe vai cuidar de todo o preparo para a compra de material permanente, móveis, roupas de cama, mesa e banho, enfim, implantar a casa em si”, detalha.

A unidade será composta por uma equipe multidisciplinar de cuidador, psicólogo, assistente social, além da segurança necessária para garantir o cuidado com as vítimas de violência.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência