A Guarda Civil Municipal (GCM) tem direcionado esforços ao patrulhamento preventivo nos bairros rurais de Catanduva. O objetivo é garantir mais segurança no campo, com ações preventivas e de combate à criminalidade.
Com essa finalidade, a guarda mapeou 400 propriedades rurais. A área compreende os bairros Km 7, Pompeo e Santa Helena. Nesse contexto, foi disponibilizado um código para cada produtor, contendo o plus code, conhecido como CEP Digital de cada propriedade. Em caso de suspeita de ocorrência, o número deve ser informado, facilitando o acesso da equipe de plantão ao local.
Além disso, para fortalecer as ações, mais recentemente, a GCM adquiriu, via Governo do Estado, uma viatura específica para as rondas na área rural. Com isso, a equipe tem percorrido sítios, chácaras e fazendas e orientado moradores sobre como proceder em caso de situação suspeita.
“Temos alcançado resultado esperado. Prova disso é a diminuição de índices de ocorrências nessa região da cidade”, destaca o comandante Jeferson Rodrigues. Em caso de emergência, a GCM é acionada pelo telefone 153.
MESMO FOCO
O 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Catanduva, desenvolve trabalho semelhante, com mapeamento de moradores, proprietários e funcionários que atuam na área rural da região e entrega do cartão personalizado contendo o plus code. O código de GPS auxilia a viatura a chegar o mais rápido possível ao local, em caso de ocorrência ou suspeita.
Além disso, as pessoas estão sendo convidadas a fazer parte de um grupo de aplicativo de mensagens instantâneas. Lá os proprietários podem trocar informações, fotos e tudo que for preciso para colaborar com a segurança do campo, compondo a Vizinhança Solidária.
Operação contra mototaxistas irregulares
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, em parceria com a Guarda Civil Municipal, realizou fiscalização na área central da cidade com objetivo de inibir a atuação de mototaxistas que exercem a atividade de forma irregular. As abordagens foram feitas no entorno da Praça da República. O balanço da operação ainda não foi divulgado pela Prefeitura de Catanduva.
Autor