A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva realizou, no fim da tarde de sábado, 6 de setembro, mais uma ação da Operação Cerol. A fiscalização aconteceu no bairro Nova Catanduva e resultou na maior apreensão do ano até o momento.
Durante a operação, foram recolhidos 61 pipas e 21 carretéis com linha contendo cerol. Foram 5 autuações aplicadas a maiores de idade pelo uso do material proibido. Além disso, uma bicicleta motorizada foi apreendida e 5 autos de infração de trânsito emitidos.
A GCM reforça que empinar pipas é uma brincadeira tradicional e saudável, mas precisa seguir regras de segurança. O uso de cerol ou linha chilena é proibido por lei municipal e, quando coloca outras pessoas em risco, especialmente motociclistas e pedestres, pode gerar responsabilização criminal para os adultos envolvidos.
Conforme balanço, com a ação deste sábado, a Operação Cerol soma 69 carretéis com cerol apreendidos e 110 pipas recolhidas desde julho.
As operações já passaram por diversos bairros, como Gabriel Hernandez, Nova Catanduva I, II e III, Jardim Imperial, Alto da Boa Vista, Cidade Jardim, Jardim Alpino, Jardim Soto, Bom Pastor e Residencial Primavera, sempre com base em denúncias da população, feitas pelo telefone 153.
As estatísticas nacionais reforçam a importância da fiscalização: o Brasil registra mais de 500 acidentes por ano com linha cortante. Muitos causam lesões graves, e alguns resultam em mortes. Em São Paulo, os atendimentos ambulatoriais por esse tipo de acidente aumentaram 139% em 2024, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
Autor