A Prefeitura de Catanduva expandiu o sistema de segurança, com a implantação de rede de monitoramento e alarmes em prédios públicos. A iniciativa é encabeçada pela GCM (Guarda Civil Municipal) que, desde o ano passado, tem empenhado esforços para colocar o sistema em operação e, para isso, tem feito investimentos. Até o momento, algo em torno de R$ 200 mil.
O objetivo, segundo a administração municipal, é proporcionar mais segurança nos espaços públicos, inibindo atos de vandalismo e depredação nesses locais.
O comandante da GCM, Cláudio Pereira, ressalta a importância da modernização da rede mediante sofisticada tecnologia, em favor da segurança. “Temos priorizado investimentos para auxiliar o trabalho da Guarda e, consequentemente, a preservação do patrimônio”, destaca.
Entre os locais onde o sistema já está em operação estão os Terminais Urbano e Rodoviário, parte das unidades de saúde, escolas municipais e conjuntos esportivos, sede da EMCAa e pista de Skate, além do viaduto Miguel Pachá.
O sistema gera imagens em tempo real diretamente à Central da GCM, que conta com um guarda de prontidão 24 horas. O conteúdo captado fica armazenado por no mínimo 15 dias para análise em caso de ocorrência.
Outro diferencial é que todos os prédios públicos contam com alarme em funcionamento. O mecanismo é acionado pós-expediente e controlado pela Guarda Municipal.
Autor