
A atuação rápida das equipes da Guarda Civil Municipal de Catanduva evitou o furto de gado em uma propriedade rural na noite de terça-feira, 2 de abril. A ocorrência foi registrada por volta das 22h, no Sítio Recanto da Amizade, localizado no km 7 da zona rural do município.
As viaturas chegaram ao local com sirenes e faróis ligados, o que contribuiu para dispersar os suspeitos e impedir a ação criminosa. A propriedade, de posse de César Pires, foi alvo da tentativa de furto por indivíduos que estavam em veículos dentro do terreno.
A operação bem-sucedida é resultado do trabalho de patrulhamento rural desenvolvido pela GCM, com foco no policiamento ostensivo e preventivo nas propriedades do município. A ação é fortalecida pelo uso do Endereçamento Rural Digital (ERD), tecnologia que permite localizar com precisão a entrada de cada imóvel rural e traçar rotas em aplicativos de navegação.
Através do mapeamento de todas as propriedades rurais de Catanduva, cada local recebe um código digital - o PlusCode - que facilita o deslocamento rápido das equipes da GCM em situações emergenciais. O ERD faz parte do programa estadual Rotas Rurais, implantado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Em Catanduva, a GCM utiliza duas caminhonetes destinadas exclusivamente à Patrulha Rural. A tecnologia tem trazido resultados concretos: esta é a terceira ocorrência de furto impedida com apoio do sistema, que otimiza o tempo de resposta e reforça a segurança no campo.
Instituído pela Lei Estadual nº 17.834, de 1º de novembro de 2023, o Endereçamento Rural Digital visa ampliar o acesso da população rural a serviços públicos essenciais e promover políticas públicas que contribuam com a qualidade de vida no meio rural.
Autor
