A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva passará por treinamento de combate a atirador ativo em atividade teórica e prática neste sábado, 20. A capacitação, ministrada pelo investigador da Policial Civil Jair Caraccini, servirá para expor os agentes a situações semelhantes a invasões em prédios públicos por indivíduos armados com o objetivo de ceifar vidas inocentes. Escolas do município servirão de cenário.
O treinamento consiste em elevar o nível de estresse dos guardas até o parecido com o real, para que, quando o agente estiver na ocorrência, possa tomar medidas necessárias sem que a sua condição emocional influencie em suas decisões.
A simulação contará com voluntários fazendo os papéis das vítimas, além de efeitos sonoros, granadas de fumaça e efeito moral garantirão a imersão ao treinamento.
De acordo com o comandante da GCM, Claudio Pereira, o treinamento é fundamental para instruir os guardas municipais com os procedimentos utilizados em uma ocorrência desse tipo.
"Semana passada tivemos um recado deixado na porta de um banheiro de uma escola particular onde diz "massacre 09/08" e esse treinamento tem o intuito de padronizar as ações dos agentes para a correta tomada de decisões em situações desse tipo, que podem ajudar a salvar mais vidas durante uma eventual ocorrência. Situação semelhante poderá ocorrer em qualquer local e os guardas deverão estar preparados para gerenciar esse tipo de crise”, afirmou.
Autor