A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva realizou, na segunda-feira, 21 de julho, mais uma operação contra o uso de linha cortante em pipas – prática proibida por lei e extremamente perigosa. A ação, denominada Operação Cerol, ocorreu nos bairros Alto da Boa Vista, Cidade Jardim, Jardim Alpino, Jardim Soto e adjacências – e se estenderá para outras localidades.
Foram apreendidos sete pipas e cinco carretéis de linha com material cortante. “A iniciativa reforça o compromisso da GCM com a segurança pública e o respeito às leis. Embora empinar pipas seja uma brincadeira tradicional, o uso de cerol ou linha chilena transforma essa atividade em risco real à vida, especialmente de motociclistas e pedestres”, reforça o órgão.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados em São Paulo, no ano passado, aumento de 139% nos atendimentos ambulatoriais relacionados a acidentes com pipas com cerol. No Brasil, são mais de 500 acidentes por ano envolvendo linha cortante. “O uso de linha cortante em pipas é muito mais que uma infração legal, é um sério risco à vida”, completa.
Autor