Gabaritos preliminares de prova do Censo 2022 são divulgados pela FGV
Em Catanduva e região, são 214 vagas para Recenseadores e 31 para ACS e ACM.
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil - Provas foram aplicadas no domingo em todo o Brasil
Por Guilherme Gandini | 12 de abril, 2022
 

Os candidatos às vagas temporárias no processo seletivo do Censo 2022 já podem conferir os gabaritos preliminares das provas, aplicadas no domingo, 10, em todo o país. As respostas foram divulgadas ontem, 11, pela Fundação Getulio Vagas (FGV), organizadora do concurso público, e podem ser conferidas em https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/10. 

Mais de 600 mil candidatos fizeram as provas. O concurso oferece 206 mil vagas nos cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.  Em Catanduva e região, são 214 vagas para Recenseadores e 31 para ACS e ACM. 

Aqueles que discordarem do gabarito poderão recorrer das respostas nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13. Para tal, o candidato deverá usar formulários próprios, disponíveis no site do concurso. 

A banca vai avaliar os questionamentos e poderá decidir manter a resposta, alterá-la ou anular a questão. O gabarito definitivo e o resultado da prova objetiva será divulgado em 13 de maio. Já o resultado final do concurso está previsto para 20 de maio.  

Os convocados vão trabalhar no Censo, maior pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deverá percorrer 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios brasileiros, com o objetivo de ter referência sobre as condições de vida da população do país. 

A pesquisa revelará características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. 

Os Recenseadores são remunerados por produtividade. O IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.   

A jornada de trabalho recomendável para os Recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar. Já para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), os salários são de R$ 2.100 e R$ 1.700, respectivamente.   

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Ex-diretor do Ibama debate queimadas e infrações ambientais
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Catanduva integra grupo de 28% das cidades do país com aterro sanitário
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Começa a construção da superestrutura do novo prédio no Emílio Carlos