Furtos aumentam e roubos diminuem nos primeiros cinco meses
Catanduva ainda registrou três casos de latrocínio, um homicídio e mais quatro tentativas de janeiro a maio
Foto: Divulgação/PM - Cidade registrou três latrocínios de janeiro a maio com casos de repercussão
Por Guilherme Gandini | 17 de julho, 2024

Levantamento feito pelo jornal O Regional no portal de estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) revelou aumento de 22,6% no número de furtos registrados em Catanduva nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Pelos registros oficiais, a quantidade de ocorrências passou de 336 para 412.

Ao mesmo tempo, os furtos de veículos diminuíram no mesmo comparativo temporal. De janeiro a maio do ano passado, foram 43 crimes do tipo; já este ano, 32 – redução de 25,5%.

Com relação aos roubos, o município teve diminuição de 31% nos registros. Foram 29 casos nos primeiros cinco meses do ano passado, ao passo que este ano houve 20 ocorrências. Já os roubos de veículos foram no sentido inverso, saltando de zero para quatro, de um ano para o outro.

Outro indicador com alta significativa foi o de latrocínios. De janeiro a maio do ano passado, não houve nenhum registro desse tipo de crime. Este ano, entretanto, foram três ocorrências, sendo que duas delas tiveram grande repercussão na mídia: um idoso de 87 anos foi morto com golpes de chave de fenda no pescoço e uma idosa de 86 anos foi assassinada com golpes de marreta. 

Quanto aos homicídios dolosos, foram 2 no ano passado e 1 este ano, levando em conta o mesmo período de análise. Os homicídios culposos por acidente de trânsito foram 7 e 6, respectivamente. Já as tentativas de homicídio passaram de 1 para 4, no comparativo.

Catanduva ainda registrou 207 lesões corporais dolosas, de janeiro a maio do ano passado, com alta de 11,5%, chegando a 231 este ano. As lesões corporais culposas por acidente de trânsito somaram 185, nos primeiros cinco meses do ano passado, e 182, no mesmo período deste ano. Já as lesões corporais culposas em geral passaram de 8 para 9. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 05 de setembro de 2024
Fundação Padre Albino incentiva doação de órgãos em evento
Por Da Reportagem Local | 05 de setembro de 2024
Unifipa/Fameca abre inscrições para vestibular de Medicina 2025
Por Guilherme Gandini | 05 de setembro de 2024
Projeto do Cras Nosso Teto é selecionado como um dos melhores de SP