Profissionais da saúde pública de mais de 20 municípios da região de Rio Preto passaram por manhã de aperfeiçoamento para receber pacientes pós alta hospitalar da Funfarme, na sexta-feira, 23. O 1º Encontro de Alta Responsável foi realizado pelo Hospital de Base (HB) para levar conhecimento aos profissionais das UBSs do DRS XV de como atuar com pacientes na chamada 'alta responsável', em que o paciente depende de continuidade dos cuidados em casa pós-alta.
Conforme Portaria MS nº 3.390/2013, que institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar, a alta responsável é o processo de planejamento e transferência do cuidado de uma unidade de saúde (hospitalar ou ambulatorial) para outra.
Dessa forma, os pacientes de Rio Preto e região que recebem alta do hospital e ainda precisam de algum tipo de assistência de saúde, como curativos ou fisioterapia, são encaminhados para as unidades de saúde da região para a continuidade desses cuidados.
“O objetivo da alta responsável é garantir aos pacientes que estiveram internados no Complexo Funfarme a informação e a continuidade do cuidado junto a rede de atenção básica, propiciando a continuidade do cuidado por meio de orientação do paciente, familiares e cuidadores, além da implantação de mecanismos de desospitalização, que são alternativas às práticas hospitalares, como os cuidados domiciliares pactuados nas Redes de Atenção à Saúde”, explica a enfermeira Lidiane Miotto Barreta, enfermeira do Núcleo Interno de Regulação Funfarme.
Profissionais de 31 municípios da região passaram pelos laboratórios de simulação e tiveram treinamentos de punção e cuidados com o cateter totalmente implantado, cuidados para manutenção do Cateter Central de Inserção Periférica, cuidados com Ostomias, e estações práticas.
Autor