Funfarme inaugura maior emergência do interior e novos setores
Evento teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, prefeitos, deputados e lideranças da sociedade
Fotos: Divulgação - Nova Urgência e Emergência do HB de Rio Preto ocupa 4.500 metros quadrados
Por Da Reportagem Local | 07 de novembro, 2024

Com investimento de R$ 41 milhões, o maior complexo hospitalar do interior de São Paulo, o da Funfarme - Fundação Faculdade Regional de Medicina, de São José do Rio Preto, inaugurou seus novos Setores de Urgência e Emergência e de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Base e a ampliação do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), nesta terça-feira, dia 5.

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que respondem por mais de 80% dos atendimentos do complexo hospitalar, são os principais beneficiados por esses novos setores.

Maior urgência e emergência do interior paulista, a do HB de Rio Preto torna-se ainda maior e com belas e confortáveis instalações e equipamentos modernos, em benefícios dos milhares de pacientes atendidos e pela equipe multiprofissional altamente especializada que atua no setor.

“Oferecer o melhor aos pacientes, sobretudo os do SUS, sempre foi o objetivo de nossa Fundação e hospitais. Esta emergência e os demais novos setores confirmam esta nossa missão enquanto maior instituição de saúde do interior do Estado”, declarou o diretor executivo da Funfarme, Jorge Fares. Os R$ 41 milhões são provenientes de recursos da Fundação, do Estado de São Paulo, de emendas parlamentares e de empresas parceiras.

A nova Urgência e Emergência do HB de Rio Preto ocupa agora 4.500 metros quadrados, o que permitirá ampliar sua capacidade em 65%, de 6.400 para até 10.700 atendimentos por mês.

O setor reúne 125 pontos de cuidados, duas salas de classificação de risco, quatro salas de procedimentos, quatro quartos de isolamento, além de consultórios médicos, sala de urgência e emergência e recepção. A nova área consolidará o HB como uma das maiores instituições especializadas em trauma e emergências do modo geral no Estado de São Paulo.

A Urgência e Emergência funciona 24 horas, com equipes especializadas em trauma, dor torácica e AVC (acidente vascular cerebral), com profissionais altamente capacitados, além de todos os médicos das especialidades clínicas e cirúrgicas do HB.

A inauguração dos novos setores do complexo hospitalar teve a presença do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, de prefeitos de várias cidades, deputados, diretores da Funfarme, outras autoridades públicas e lideranças da sociedade.

HOSPITAL DA CRIANÇA

Um dos principais centros especializados no cuidado da criança e da gestante, o HCM teve sua infraestrutura ampliada em 6.200 metros quadrados nas áreas de cirurgia cardíaca pediátrica, neonatologia e obstetrícia. Isto permitiu o aumento de 34% do número de leitos, passando de 248 para 333. Dos 85 novos leitos, 80% destinam-se a pacientes do SUS. A obra ainda possibilitará ao HCM ampliar em 650 novas internações por mês.

Parte importante dos investimentos foi destinada à CardioPedBrasil®, que teve sua UTI e enfermaria ampliadas, agora com 30 e 21 leitos, respectivamente, e construídas duas salas de cirurgia, tudo dotado do que há de mais moderno em tecnologia de equipamentos e hotelaria hospitalar. Hoje, a CardioPedBrasil® figura entre os quatro maiores serviços de cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica do país, tendo operado mais de 7.000 crianças de todas as regiões brasileiras.

Já a UTI neonatal conta agora com 30 leitos, dos quais 16 leitos na unidade semi-intensiva e 14 na unidade canguru, destacando-se como o mais completo e seguro serviço de neonatologia da região, com profissionais especializados e altamente capacitados.

A sala de coleta de leite humano também foi ampliada, dobrando o número para quatro pontos de atendimento às puérperas e passando a funcionar 24 horas por dia, o que permite atualmente a captação de cerca de 50 litros de leite por mês.

A maior e mais completa maternidade do interior paulista está no HCM. Referência para gestação e partos de baixo e alto risco, o serviço de obstétrica do HCM recebeu ampliação de 16 leitos de observação e 8 leitos de internação, assim como o Centro de Parto Normal também foi ampliado e modernizado, através de investimento em ambiência para maior conforto, acolhimento e humanização.

TRANSPLANTE

O Setor de TMO do Hospital de Base aumentou de 12 para 15 leitos em maior espaço (645 metros quadrados), resultando em mais conforto e tecnologia não só para pacientes e doadores como também para toda a sua equipe multidisciplinar.

Além da ampliação, outro investimento foi a aquisição de mais filtros HEPA (High-efficiency Particulate Arrestance). Antes, 6 dos 12 leitos possuíam este equipamento, fundamental para a saúde dos pacientes, pois evita que contraiam infecções fúngicas. Agora, todos os 15 leitos contam com o filtro.

O setor possui estrutura e equipe treinada para atendimento de pacientes imunodeprimidos. Realiza transplantes de medula óssea do tipo alogênico (quando as células do tecido vêm de um doador) e do tipo autólogo (feito com as células saudáveis da medula óssea retiradas do próprio paciente, reinfundidas nele).

Com os investimentos, o Hospital de Base tem como meta aumentar em 20% o número de transplantes alogênicos de medula óssea em 2025. No ano passado, o HB realizou 147 transplantes, sendo 118 em adultos e 29 em crianças, o que faz da instituição referência para 102 municípios da região de Rio Preto e para outros estados brasileiros.

Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), o HB de Rio Preto é um dos centros de saúde que mais realizam transplantes de células-tronco hematopoéticas alogênicos no Brasil.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 10 de dezembro de 2024
Vândalos destroem decoração natalina em Itajobi, diz prefeitura
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Educação de Itajobi é reconhecida com Prêmio PAR do Sesi-SP e Fiesp
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Lucy Montoro inclui bonecas terapêuticas na reabilitação de crianças