Fundação reforça valores com peça teatral sobre Padre Albino a colaboradores
Levantamento interno mostrou que 58,44% dos funcionários conhecem os valores da instituição, mas que 40,42% os desconhecem
Foto: COMUNICAÇÃO/FPA - Peça ‘Padre Albino: legado para uma cidade’ da Cia da Casa Amarela foi apresentada a todos os colaboradores
Por Da Reportagem Local | 25 de junho, 2022
 

A cultura de uma organização é variável crítica para implementação de sua estratégia para atingir seus objetivos. Segundo Octavio Calonge, da Sagitta Desenvolvimento, especialista em cultura organizacional, “os Valores e seus comportamentos observáveis são a linguagem que estabelece a identidade e sustentabilidade da Fundação e de seu fundador, mostrando a forma como os colaboradores devem ver e fazer as coisas”. 

Diante disso, a Fundação Padre Albino criou grupo de trabalho para disseminar valores da instituição, em projeto que integrou setores de RH, NEP/Núcleo de Educação Permanente, Atendimento ao Cliente-Humanização e Departamento de Comunicação.  

Esse grupo realizou pesquisa por amostragem nas unidades de negócio sobre o conhecimento dos Valores da Fundação Padre Albino. Todos os colaboradores que participaram do teste receberam o “pocket folder” dos Valores. Os dados foram tabulados em forma de gráfico e apresentados aos diretores e respectivas gerências/coordenação das unidades. 

A gerente de RH, Tatiane Kratuti Devitto, informou que a pesquisa mostrou que 58,44% dos colaboradores conhecem os Valores e 40,42% os desconhecem. Para ela, o resultado indica que quase metade dos colaboradores não conhece a forma de se comportar dentro da instituição.

“Se fizermos um paralelo com o trânsito, significaria que quase a metade da população não conhece suas regras, o que certamente se traduziria em caos, demora e aumento dos acidentes”, ressaltou o presidente Reginaldo Lopes. 

Com base nesse resultado, a Diretoria Executiva aprovou a promoção da 'visita do Padre Albino à Fundação' no período de 20 a 24 de junho, com apresentação da peça de teatro 'Padre Albino: legado para uma cidade' pela Cia da Casa Amarela.  

A peça foi apresentada em duas sessões diárias na sala de espelhos do Complexo Esportivo 'Prof. Ivo Dall’Aglio', na Unifipa, e no Anfiteatro Padre Albino, para todos os colaboradores das unidades mantidas pela Fundação. O objetivo das apresentações foi aproximar os colaboradores dos Valores e do legado deixado por Padre Albino. 

“É uma honra, mesmo que de forma fictícia, receber Padre Albino em sua Fundação. Ele vem para nos apresentar a sua história e os valores que sustentam o seu legado”, disseram membros da Diretoria Executiva aos participantes, antes da apresentação de cada sessão. E explicaram: “Valor não é algo que se aprende em sala de aula. Valor se adquire principalmente com nossas experiências e o aprendizado deve ser continuo, a fim de evoluirmos, nos transformando em pessoas melhores. Devemos, também, aprender com os exemplos de pessoas ao nosso redor, e melhor exemplo do que a vida de Padre Albino não há. Que cada um de nós, no seu dia-a-dia, continue aplicando os Valores da nossa instituição e do nosso Padre Albino”. 

Na semana da apresentação da peça foi montada a exposição 'Vida e obra de Padre Albino' nas dependências do Hospital Emílio Carlos e no Anfiteatro Padre Albino, organizada pelo Centro Cultural e Histórico Padre Albino.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas