
A Fundação Padre Albino (FPA) é destaque nacional mais uma vez ao conquistar o Prêmio Excelência da Saúde 2025 na categoria Ensino e Pesquisa. A premiação, durante cerimônia realizada no sábado, 20, no Healthcare Conference, em Ribeirão Preto, foi recebida pelo presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Lopes. O evento é promovido pelo Grupo Mídia e reconhece, desde 2013, as instituições que mais se destacam na área da saúde em todo o Brasil.
A conquista mostra o comprometimento da FPA com a formação de profissionais qualificados por meio do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa e do Colégio Catanduva, que integram ensino, pesquisa e extensão de forma sólida e inovadora. A instituição foi selecionada entre centenas de cases enviados por hospitais, operadoras, centros de diagnóstico e redes de clínicas, sendo avaliada por critérios como relevância, impacto, inovação e resultados alcançados.
Com investimentos contínuos em estrutura, corpo docente e qualidade acadêmica, a Unifipa tem se consolidado como referência na educação em saúde. Os cursos de Medicina e Enfermagem estão entre os melhores do país, com nota máxima (5) no Enade e no CPC (Conceito Preliminar de Curso), os principais indicadores de qualidade do Ensino Superior no Brasil.
Já os cursos de Engenharia Agronômica, Farmácia e Biomedicina também demonstram excelência, com conceito 4 no CPC, além da instituição ser nota 5 (máxima) no MEC.
A proposta pedagógica da Unifipa valoriza a formação completa dos alunos, unindo teoria e prática em ambientes reais de aprendizado. A instituição conta com dois hospitais-escola próprios, laboratórios modernos e especializados, projetos de pesquisa e extensão integrados e infraestrutura de ponta para as áreas da saúde, jurídicas e empresariais.
“Este prêmio representa o reconhecimento do trabalho sério e comprometido que desenvolvemos na área do ensino e da pesquisa. Formar profissionais respeitados e preparados para empreender, inovar e enfrentar desafios é a nossa missão e este reconhecimento nos motiva a seguir investindo cada vez mais na qualidade da educação”, destaca Reginaldo Lopes
“A categoria Ensino e Pesquisa valoriza as instituições que promovem o avanço do conhecimento e a formação de profissionais com impacto direto na melhoria dos serviços de saúde no país, missão que está no propósito da Fundação Padre Albino e da Unifipa desde sua origem”, ressaltou a diretora de Educação da Fundação Padre Albino e vice-reitora da Unifipa, Cristiane Procópio de Oliveira.
Autor
