A Fundação Padre Albino (FPA) recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A homenagem foi proposta pela deputada estadual Beth Sahão (PT), em reconhecimento à trajetória centenária da instituição, que em 2026 completará 100 anos de história e serviços prestados à população.
A cerimônia solene foi realizada na segunda-feira, 17, no Plenário Juscelino Kubitschek, em São Paulo, e contou com a presença da direção e colaboradores da FPA; de Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde; Edson Rogatti, diretor presidente da Fehosp; Beto Cacciari Filho, prefeito de Urupês; Claudemir José Grava/Mizinho, prefeito de Catiguá; e Silvio Sartorello, prefeito de Tabapuã; além de autoridades, lideranças sindicais e representantes de entidades da região. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enviou mensagem de vídeo.
O presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, Reginaldo Lopes, agradeceu a homenagem e ressaltou o significado do reconhecimento às vésperas do centenário da entidade. "A instituição que tenho a honra de representar não busca apenas crescer em tamanho, mas, sobretudo, em impacto social, em dignidade e em esperança. Expresso, em nome da Fundação Padre Albino e de todos os que, ao longo dos anos, colaboraram com a sua missão, o nosso mais sincero agradecimento", destacou Reginaldo.
O presidente do Conselho de Curadores, José Carlos Rodrigues Amarante, também expressou gratidão e emoção pela homenagem. “Em 2024, nossos hospitais atenderam aproximadamente 400 mil pacientes, entre consultas, exames, internações e tratamento, na área da Educação já formamos mais de 13 mil profissionais”, citando também o trabalho na área da assistência, com o Recanto Monsenhor Albino, a gestão do AME, o Padre Albino Saúde e o Colégio Catanduva.
“Receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo é um reconhecimento que compartilhamos com cada colaborador da Fundação Padre Albino. É um estímulo para continuar a caminhar. Que possamos juntos, Estado e sociedade, construir uma região cada vez mais humana, justa e desenvolvida, à altura da confiança que depositam em nós”, finalizou.
O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, saudou a deputada Beth Sahão e a direção da Fundação Padre Albino, pela parceria para levar saúde de qualidade para a população. “Estamos juntos tentando fazer a melhor política de saúde e Padre Albino é uma figura inspiradora para todos nós”.
Entre as unidades administradas pela Fundação estão o Hospital Padre Albino, o Hospital Emílio Carlos, o Hospital de Câncer de Catanduva (HCC), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a Unifipa, o Colégio Catanduva, o Centro Cultural e Histórico Padre Albino, o Padre Albino Saúde e o Recanto Monsenhor Albino, que formam uma rede de atendimento em saúde e formação educacional de referência para Catanduva e outras 18 cidades da região.
Autor