O presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino/FPA, Reginaldo Donizeti Lopes, e a diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, acompanhados de colaboradores das áreas da saúde, jurídica e captação de recursos estão participando, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB, do 32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que tem por tema “Ações e caminhos para a transformação”.
Iniciado no dia 13, o congresso promovido pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB, termina nesta quinta-feira, com a participação de gestores de hospitais públicos e privados; presidentes, provedores e diretores; médicos, advogados e administradores e técnicos do Ministério da Saúde. Além do congresso, os representantes da Fundação participam do Seminário de Saúde Suplementar e do Fórum Jurídico.
O presidente da CMB, Mirócles Veras, sobre o congresso, disse que um sistema de saúde eficaz no Brasil depende da participação de todos os envolvidos, clareza de responsabilidades e constante evolução.
“Apesar da complexidade, o Sistema Único de Saúde oferece mecanismos para construir uma rede hierarquizada, sustentável e transparente. Enfrentamos desafios diários, principalmente devido ao baixo orçamento, mas é possível superá-los com cooperação entre os atores. É crucial adotar uma nova abordagem, deixando de lado práticas inadequadas e focando em qualidade, menor custo e maior eficiência”, pontuou.
Por fim, Veras falou de união. “As Santas Casas e hospitais filantrópicos estão prontos para contribuir, sendo fundamentais para uma nova estratégia no SUS. É hora dos gestores e prestadores se unirem para debater e implementar melhores práticas”.
Autor