A Fundação Padre Albino, em parceria com a Secretaria de Educação de Catanduva, lançou o Concurso Cultural de Redação “Catanduva e Padre Albino: A cidade e seu benfeitor" com o objetivo de preservar a memória do sacerdote que doou integralmente sua vida em favor do reino de Deus e dos mais pobres. O concurso é direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) das escolas municipais, estimulando o conhecimento sobre Padre Albino e o que ele significou para Catanduva.
Mauro Assi, assessor de imprensa da Fundação Padre Albino, ressalta a importância do sacerdote para a evolução de Catanduva. “O legado de Padre Albino é indissociável da história de Catanduva e da região. Reconhecido por suas notáveis obras sociais, de saúde e educacionais, Padre Albino é celebrado como verdadeiro símbolo do progresso e cuidado com a comunidade. Para ressaltar sua importância, o concurso convida os alunos a contarem em suas redações a trajetória desse benfeitor, evidenciando como suas ações contribuíram para o desenvolvimento e crescimento de Catanduva”.
Nos dias 16 e 17 de agosto, as EMEFs Arnaldo Zancaner e Nelson de Macedo Musa receberam as palestras ministradas pela equipe do Centro Cultural e Histórico Padre Albino/CCHPA, que vão auxiliar os trabalhos em sala de aula. Nesta semana que se inicia, as palestras serão realizadas nas EMEFs Arnaldo Zancaner, Graciema Ramos da Silva e Darci Helena Delgado Januário.
Segundo o regulamento, cada escola apresentará cinco trabalhos que passarão pela avaliação da banca organizadora e os três vencedores receberão prêmios que refletem tanto a modernidade quanto a apreciação pela cultura: o primeiro lugar receberá uma Alexa (inteligência artificial controlada por voz); o segundo lugar uma caixa de som JBL Go; e o terceiro lugar, fone de ouvido gamer bluetooth. “A escola cujo aluno conquistar o primeiro lugar terá como prêmio um notebook”, salienta Mauro Assi.
A premiação e tributo ao Venerável Padre Albino ocorrerá durante a 32ª Semana Monsenhor Albino e está marcada para o dia 30 de setembro, mês que marca os 50 anos de falecimento do benfeitor da cidade. O evento será às 20 horas, na Praça Monsenhor Albino. Os interessados em conhecer mais sobre a vida e obra de Padre Albino podem acessar o site https://fundacaopadrealbino.com.br/paginas/index.php.
Autor