
O coração já bate no compasso do samba, do xote e da ciranda. Em poucos dias, o Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de Olímpia, embarca para uma missão especial: representar o Brasil em dois festivais culturais no México, levando na bagagem a alegria, o colorido e a força das tradições populares brasileiras.
A jornada começa no dia 7 de outubro, quando os 23 integrantes — entre dançarinos, músicos e diretores — partem rumo ao estado de Veracruz. A primeira parada será na 8ª Edição do Festival Internacional de Folklore, de 8 a 12 de outubro, na capital. Logo depois, o grupo segue para a cidade de Coscomatepec, onde participa da 4ª edição do Festival Internacional de Folklore Coscomatepec Pueblo Mágico 2025, entre 13 e 19 de outubro.
No palco, o público mexicano vai vivenciar uma viagem pelas diferentes regiões do Brasil. O repertório traz a delicadeza e o encanto do pau de fitas, o ritmo marcado do xaxado, o calor do frevo, o balanço do baião e da quadrilha, a roda animada da ciranda e, claro, o samba, sinônimo da nossa identidade cultural.
Para a jovem dançarina Luísa Magro Lourenço, a experiência vai além da arte: “Representar o Brasil e o Frutos da Terra no México vai muito além da dança, que tanto amo. É a realização de um sonho que sempre tive, uma emoção que não cabe no peito, uma alegria que vibra, que pulsa e que, acima de tudo, vive com o nosso povo.”
Desde o início do ano, os preparativos para a turnê tomam conta da rotina dos integrantes. Foram meses de seleção de elenco, ensaios e treinos intensos. Agora, na reta final, o foco está no condicionamento físico e no aperfeiçoamento de cada detalhe das coreografias.
Para Vitória Berti Santos, essa será uma estreia internacional inesquecível: “Será minha primeira viagem internacional com o grupo. É muito gratificante saber que estaremos levando o nome do Brasil e de Olímpia para outro país, além de conhecer outras culturas, tanto a mexicana quanto de outros grupos que estarão nos festivais.”
Segundo Loraine Melissa Fogagnoli, uma das fundadoras, a escolha das danças foi pensada para transmitir a diversidade cultural do país: “O Brasil é extremamente rico culturalmente e representá-lo em apresentações curtas exige cuidado. No México, vamos focar na cultura do Sudeste, para enaltecer nossa região e mostrar tradições menos conhecidas mundialmente. Também levaremos danças do Norte e do Nordeste, que são mais populares, e, claro, o samba, que é uma marca do Brasil e promete contagiar o público.”
Com essa participação dupla, o Frutos da Terra reforça seu papel como divulgador da cultura brasileira no exterior e leva, mais uma vez, a arte popular de Olímpia para além das fronteiras, fortalecendo os laços culturais entre Brasil e México e celebrando a diversidade que une os dois países.
PATROCÍNIO
O grupo busca apoio financeiro para viagem e, para isso, está com um projeto aprovado na Lei Rouanet, onde pode ser doado até 6% do imposto de renda, ou se preferir, através de patrocinio direto na conta da associação. O telefone de contato é 17 99741-3178.
Autor
