O mercado de franquias consolidou sua curva de recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. É o que mostra o balanço anual realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, crescimento nominal de 10,7%, chegando a patamar semelhante ao de 2019, que foi de R$ 186,755 bilhões.
No 4º trimestre de 2021, cuja comparação já se deu com um período menos impactado pela pandemia, o crescimento foi de 5%, alcançando R$ 56,663 bilhões, 3,1% acima do mesmo período de 2019. O balanço do franchising em 2021 indica, ainda, crescimento de 9,1% no total de unidades de franquia na comparação com 2020, e de 6,2% em relação a 2019, totalizando 170.999 operações.
“Esse crescimento do mercado de franquias em um período tão desafiador ratifica a força do setor, que também sofre os impactos da pandemia, porém está reagindo. A quase totalidade das marcas reviram de cima a baixo seus planos de negócios e passaram a focar sua atenção na reformulação de processos, na consolidação de canais digitais de gestão, comunicação e vendas e na reformatação de produtos e serviços”, diz André Friedheim, presidente da ABF.
O reflexo desse crescimento das franquias também é verificado em Catanduva. Esta semana, o casal de médicos Simone e Eduardo Marques reinaugurou a loja Carmen Steffens. Consolidados na área de saúde, os profissionais viram no sistema de franquia e no empreendedorismo uma oportunidade de investimento, confiantes na força do comércio local.
Eles dizem, também, que é uma forma de retribuir ao que a cidade lhes proporcionou. “É a concretização de um projeto que se iniciou na nossa família e que hoje pode nos proporcionar todas as conquistas que tivemos nesses últimos anos em Catanduva, a cidade que nos acolheu de forma tão afetuosa, onde formamos a nossa família, nos consolidamos na nossa área, a medicina, e no nosso aprimoramento profissional”, enaltece Eduardo Marques.
Os novos franqueados celebraram com amigos a nova fase. “Como médicos servimos alento, tratamento e amenizamos a dor. Como empreendedores, servimos alegria, momentos especiais, autoconfiança e contribuímos com o branding, a credibilidade individual, tão necessária nesse momento atual, onde o virtual tem ocupado tanto espaço nos relacionamentos”, frisa Simone.
O investimento no negócio também representou empregos diretos e indiretos, já que a loja, que permaneceu no mesmo endereço, passou por renovação completa. A proposta foi evidenciar os novos tempos, apostando no pós-pandemia: o espaço ganhou visual moderno, amplo e clean. “Queremos proporcionar conforto, itens exclusivos, acreditando no comércio presencial.”
NÚMEROS
Pesquisa de desempenho divulgada pela ABF em 2021 revela aumento em todos os indicadores do franchising: faturamento, número de redes e de unidades franqueadas, poder de escala das franqueadoras, abertura de unidades e geração de empregos.
O comparativo mostra queda de 2019 para 2020 e crescimento de 2020 para 2021, muitas vezes superando até o patamar anterior. A projeção do mercado de franquias para 2022 é de alta de 9% no faturamento, 5% nas redes, 7% no número de unidades e 5% no número de empregos gerados.
A Carmen Steffens, aposta de Simone e Eduardo, passou de 400 para 419 unidades, entre 2020 e 2021, crescimento de 4,8%. A rede fechou o ano como a 49ª do país em número de unidades.
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