Em ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a exposição fotográfica “Olhar Feminino” entra em cartaz nesta terça-feira, 7, no Riopreto Shopping Center, evidenciando o trabalho de fotógrafas da cidade e região com curadoria da agência BoniPeixe. A visitação é gratuita.
A mostra promove o diálogo entre cerca de 20 mulheres por meio das imagens que elas registram em seus cotidianos. São fotógrafas profissionais e amadoras que atuam em diferentes segmentos relacionados à arte da fotografia.
Entre elas estão fotógrafas premiadas em salões e concursos brasileiros, e pioneiras, como é o caso de Sylvia Cury, a primeira mulher a assumir a vice-presidência da Confederação Brasileira de Fotografia, cargo que ocupa desde a semana passada. A instituição foi fundada em 1958. Na mostra, ela participa com um registro de moda que ganhou medalha de ouro em concurso internacional realizado no Brasil.
Há ainda nomes como Margarethe Abussamra, Milena Aurea e Priscila Beal, que também brilharam em concursos.
“Eu não imaginava que havia tantas mulheres dedicando-se à fotografia em Rio Preto. Apesar de ter muitas fotógrafas que já conheço e admiro o trabalho, há mulheres que quero muito conhecer, e a exposição está sendo bacana por nos aproximar mais uma das outras”, comenta Priscila, que participa da exposição com a fotografia “Flor e Ser”, um autorretrato que ficou entre os finalistas do Grande Prêmio Fotografe 2022, da Revista Fotografe Melhor.
DIVERSIDADE DE OLHARES
Além de profissionais e premiadas, a “Olhar Feminino” abre espaço a mulheres que estão se descobrindo no universo da fotografia, como Carolina Capelli, pesquisadora e produtora cultural que desenvolve trabalhos de audiovisual por meio da Produtora Abaeté Produtora.
“Eu me sinto lisonjeada em estar ao lado de grandes mulheres fotógrafas, mas ainda me considero uma estudante. Eu faço documentários e meu interesse pela fotografia segue neste sentido, o olhar sobre as pessoas, as trajetórias. É uma alegria estar junto de mulheres que são inspiradoras para mim”, diz.
A exposição “Olhar Feminino” segue até 17 de março e também tem a participação das fotógrafas Bruna Berton, Camila Butarelli, Dina Lúcia Lucas Bessa, Eloisa Mattos, Ilze Ferreira, Leticia Oliveira, Luciane Barcelos, Magda Pinheiro, Mona Luizon, Nathalie Assis, Roberta Risso, Rosi Caires, Suzi Ruiz, Sylvia Cury, Thais Luz, Thaisa Mara Oliveira e Vivian Gradela.
Autor