Fórum da Violência Doméstica reúne autoridades da região
Entre as presenças, está confirmada a da juíza Patrícia da Conceição Santos, da Comarca de Tabapuã
Foto: Comunicação/FPA - Programa Flor de Lis, iniciativa da juíza Patrícia da Conceição Santos, reduziu índices de violência na comarca
Por Guilherme Gandini | 04 de agosto, 2023

Autoridades de toda a região devem se reunir no 1º Fórum da Violência Doméstica, no dia 11 de agosto, em Sales. O evento será realizado no Anfiteatro Municipal Alan Grano, das 13 às 17 horas, e terá como tema “Acolhimento familiar no contexto da violência doméstica e fortalecimento da estrutura familiar”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sales.

Entre as presenças, está confirmada a da juíza Patrícia da Conceição Santos, da comarca de Tabapuã, idealizadora do programa Flor de Lis, referência quanto a essa temática.

Também vão palestrar a psicóloga Luana Barakat Figueiredo dos Reis, a advogada Vanessa de Oliveira Amêndola Capitelli, a assistente social Iara Eloisa Diniz Ribeiro, o subtenente PM Roberto Ribeiro Khalil e o promotor Edson Tonini Oliveira, da Comarca de Urupês.

A assistente social Iara Ribeiro, que atua no setor de proteção especial da Secretaria de Assistência Social de Sales e é uma das organizadoras do evento, lembra que a violência contra a mulher aumentou durante a pandemia e no pós-pandemia – inclusive no próprio município, que é turístico e repleto de condomínios, com alta populacional em período de temporada.

“Verificamos a necessidade de construir o 1º Fórum da Violência Doméstica, com o objetivo de sensibilizar a rede social assistencial e sociedade em geral quanto à problemática, prevenção e combate à violência contra a mulher. Dialogamos com a juíza Patrícia da Conceição, da comarca de Tabapuã, que realiza trabalho de referência para a região. Então, a convidamos e a mesma juntamente com o promotor de justiça, doutor Edson Tonini, e a OAB, abraçaram a causa”, conta.

Com o envolvimento das autoridades do judiciário, diz ela, o evento ganhou relevância regional. “Sabemos que após o primeiro fórum, seremos fortalecidos para a construção do enfrentamento da violência contra a mulher”, pontua a profissional.

AGOSTO LILÁS

O Agosto Lilás nasceu em 2016 em comemoração aos dez anos da Lei Maria da Penha, que busca proteger as vítimas da violência doméstica, sendo uma campanha idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres. O intuito era intensificar a divulgação sobre a lei, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de dar fim à violência contra a mulher.

Além disso, a campanha propaga serviços especializados da rede de atendimento a mulheres que passam por essa situação e também das possibilidades de denúncia. À medida que mais informações são divulgadas, as mulheres passam a se sentir mais seguras e confiantes pra se alertarem, identificarem a violência e, consequentemente, denunciá-la e buscarem ajuda.

FLOR DE LIS

O programa Flor de Lis, desenvolvido na Comarca da Tabapuã, que abrange Novais e Catiguá, reduziu os índices de violência nessas cidades a partir da criação de um grupo de apoio às vítimas. A orientação é feita por mulheres advogadas. A partir dessa proposta, também surgiu o projeto MAN – Masculinidades Ampliando a Natureza, grupo para homens que geralmente carregam histórico estrutural familiar e precisam quebrar esse paradigma.

CAPACITAÇÃO

Ainda na temática da violência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo está com inscrições abertas para o curso “O atendimento à mulher com deficiência vítima de violência”. A capacitação é direcionada a profissionais de redes de proteção, como promotores, delegados e demais pessoas que atuam em delegacias, assistências sociais e outros órgãos que lidam ou podem vir a lidar com essas mulheres.

O curso online integra o programa “Todas in-Rede” e será realizado em parceria com a Univesp, com 40 horas de aulas, de 4 de setembro a 4 de dezembro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 21 de agosto no site https://apps.univesp.br/sdpd/.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência