Força-tarefa traça planejamento para simulado de emergência
Intenção da empresa é simular situação real, em novembro, para possível acidente envolvendo vazamento de amônia
Foto: O Regional - Lideranças da PM, Bombeiros, Defesa Civil, Samu e outros órgãos participaram da
Por Guilherme Gandini | 27 de junho, 2024

Equipes de segurança pública e resgate, mais uma série de líderes de órgãos considerados estratégicos, participaram nesta quinta-feira, 27, de reunião de planejamento do Simulado de Emergência com Evasão de Comunidade que está sendo preparado pela empresa Cocam, em conjunto com a Defesa Civil, para o mês de novembro. A ação será a maior já realizada na cidade.

“É um simulado de mesa, onde estamos planejando e em novembro a intenção é fazer isso tudo na prática. A Cocam se preocupa com o meio ambiente e a segurança não só dos funcionários. Nossa brigada é treinada, a gente faz simulado todos os anos internamente, mas agora estamos indo para fora dos nossos muros”, diz Roseani Caseri Pereira, gerente de Garantia de Qualidade.

Ela explica que a simulação prevê um suposto vazamento de amônia, ainda que isso nunca tenha acontecido ao longo dos 54 anos da empresa – e que as chances de ocorrer sejam mínimas.

“Nunca aconteceu, graças a Deus, e a gente espera que isso nunca aconteça. Isso é para que a gente possa treinar a população, a gente está vendo muitos casos onde a população não está preparada para se algum dia algo acontecer. Aqui, que o risco é tão baixo, vamos pensar em já nos preparar e preparar essa população para que, se algum dia tiver algum vazamento, a gente possa saber o que fazer, saber para onde ir e a gente não tenha risco nenhum”, completa.

A participação de grande número de profissionais, brigadistas, corporações e órgãos públicos, diz ela, demonstra como o plano de emergência traçado pela Cocam é abrangente. “É um plano pra que a gente nunca use. Nunca usamos nesses 54 anos, nunca pretendemos usar, mas é pra que todos estejamos preparados. É a prevenção. É a gente trabalhando na prevenção.”

Coordenador da Defesa Civil de Catanduva, Guilherme Peres afirmou que a reunião permitiu definições sobre a função de cada órgão no simulado previsto para 28 de novembro. “Aqui é para a gente ajustar onde cada setor vai atuar, seja da área de segurança, defesa civil, saúde, caso ocorra algum evento dessa magnitude que a gente está mostrando extramuro da Cocam.”

Ele disse que a expectativa é que a população se sensibilize com o simulado. “A gente está vendo que até hoje nunca ocorreu [um acidente], mas se por ventura vier a ocorrer, a população esteja engajada e preparada para saber o que fazer no momento crítico de evacuação”.

O Capitão PM Pivotto, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Catanduva, foi na mesma linha e ressaltou que o simulado demonstra uma situação real de crise a partir do potencial vazamento de um gás tóxico. “A gente reuniu os líderes de órgãos públicos e da comunidade civil para planejar o nosso simulado, para que a gente permaneça em treinamentos, e, caso aconteça, a gente possa agir de uma forma rápida e eficaz.”

Ele ressaltou que o simulado será importante para a população, mas sobretudo para as pessoas que moram ou trabalham próximo da Cocam, para que elas possam saber o que fazer em caso de acidente. “Eu sei que isso no Brasil é algo recente, é algo novo, se a gente pegar outros países em que desde criança elas já treinam o caso de terremoto, de incêndios e enchentes, eles já sabem exatamente o que fazer. Aqui é algo novo, mas de que toda a população deve participar e saber o que cada um vai fazer no momento de crise, tanto para se salvar quanto para salvar pessoas e pets de suas residências, então esse simulado é muito importante.”

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci