Fontes do Balneário de Ibirá voltam a jorrar água depois de meses
Vazões se restabeleceram depois das chuvas intensas da semana passada; local voltou a abrir no horário tradicional
Foto: Alf Ribeiro - Público pode voltar a frequentar Balneário de Ibirá no horário tradicional
Por Da Reportagem Local | 12 de novembro, 2024

Depois de meses de secura, ouvir novamente o barulho das fontes de águas termais de Ibirá é uma música gostosa para os ouvidos. As vazões se restabeleceram com as intensas chuvas da semana passada. Com isso estão liberadas as atividades no Balneário Evaristo Mendes Seixas, bem como o acesso às fontes das águas medicinais em período integral.

A informação é de Josiani Octaviani, responsável técnica do controle de qualidade das águas do Balneário de Termas de Ibirá. “As fontes voltaram a jorrar. Agora que as fontes estão todas com boa fluidez de volume de águas, retomamos as atividades no horário comercial normal”, indica.

Desde maio deste ano, três das cinco fontes de Ibirá secaram devido à falta das chuvas. A fonte Carlos Gomes, que é uma das mais ricas em Vanádio, foi a primeira a esgotar. Em junho, foi a vez da Saracura, que é uma água de propriedades medicinais gástricas e hepáticas. Também em junho, foi a fonte Seixas, cuja água é indicada para os rins, que teve sua vazão zerada.

Somente as fontes Jorrante e Ademar de Barros seguiram fornecendo água, o que fez com que a administração do local reduzisse o horário de funcionamento. Em média, o Balneário de Termas de Ibirá recebe cerca de 150 mil turistas por ano e, com a retomada, volta a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e nos finais de semana e feriados, das 8 às 19 horas.

O balneário oferece os tradicionais banhos de imersão nas águas vanádicas única com propriedades que proporcionam bem-estar ao indivíduo, por contarem com poder cicatrizante, antioxidante, antialérgico e relaxante. Os banhos e a ingestão dessas águas vêm sendo utilizados de forma associada aos tratamentos de diversas áreas, como estética, fisioterapia e acupuntura.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 10 de dezembro de 2024
Vândalos destroem decoração natalina em Itajobi, diz prefeitura
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Educação de Itajobi é reconhecida com Prêmio PAR do Sesi-SP e Fiesp
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Lucy Montoro inclui bonecas terapêuticas na reabilitação de crianças