Fiscal ambiental de Santa Catarina ministra palestra para a Polícia Ambiental de Catanduva
Engenheiro Ambiental Wagner Cleyton Fonseca participou de encontro com policiais para troca de experiências
Foto: DIVULGAÇÃO - Engenheiro ambiental Wagner Fonseca, professor e servidor do IMA, ministrou palestra na Polícia Ambiental de Catanduva
Por Guilherme Gandini | 21 de maio, 2022

A Polícia Militar Ambiental de Catanduva realizou palestra e bate-papo com o engenheiro ambiental Wagner Cleyton Fonseca, que é servidor do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA e professor de Direito Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O encontro foi realizado a convite do capitão Alonso Wendel Ferreira da Silva, comandante do Pelotão de Policiamento Ambiental, e teve como objetivo apresentar a fiscalização ambiental feita em Santa Catarina, casos reais de autuações e embargos (paralisação) e resultados de artigos científicos sobre os critérios para imposição do embargo pelos agentes em campo.  

Durante o evento, os policiais e o palestrante tiraram dúvidas e trocaram experiências. “Foi importante contribuição para a prestação de um serviço de melhor qualidade à sociedade tanto de Santa Catarina, na região de Itajaí, como na região de Catanduva”, enaltece Fonseca.

Para o palestrante, foi a chance de aprender mais sobre a fiscalização no Noroeste paulista e compartilhar sua experiência no sul do país. “Foi uma honra ministrar esta palestra aos colegas da Polícia Ambiental, ainda mais na cidade em que vivi muitos anos. Agradeço ao capitão Alonso pela oportunidade de aprender tanto em uma tarde com o relato dos policiais.”  

A Polícia Ambiental é responsável pela fiscalização de 19 municípios da região e é aplicadora da lei ambiental. “É o primeiro contato do cidadão com a fiscalização ambiental. Sendo assim é necessário que o policial se atualize de diversas maneiras, até porque a legislação é bem vasta, com diversas leis, portarias e normativas que são aplicadas na fiscalização”, explica Alonso.

Segundo o capitão, a atualização do efetivo é preocupação constante da Polícia Ambiental e uma das formas é convidar professores e outros profissionais de fora da instituição.  

“É importante o contato com estudiosos, não apenas oficiais, mas aqueles que aplicam o direito ambiental além muros do quartel. Nesta ocasião tivemos a grata satisfação de termos a instrução com o professor Vagner e tenho certeza que os conhecimentos adquiridos vão garantir melhor prestação de serviço para a população de Catanduva e região”, reforçou. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular