
Catanduva alcançou nota 0,8392 em Educação no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, que tem como base dados de 2023. O resultado coloca o município diretamente na faixa de desenvolvimento alto, a mais elevada da avaliação.
A nota obtida supera com folga a média nacional, que foi de 0,6335. O estudo revela que apenas 7,2% dos municípios brasileiros atingiram essa faixa de excelência, enquanto a maioria (56,1%) ainda permanece em desenvolvimento moderado. Isso reforça a posição de Catanduva entre os municípios mais bem avaliados do Brasil no quesito educação pública.
A avaliação da Firjan leva em conta indicadores como matrículas em creches (0 a 3 anos), formação dos professores, educação em tempo integral, taxas de distorção idade-série e abandono escolar e desempenho dos alunos no IDEB.
Para a Secretaria Municipal de Educação, Catanduva tem avançado em todas essas frentes devido aos investimentos feitos nos últimos anos. O setor cita que as cinco novas unidades de Educação Infantil inauguradas em 5 anos, com mais de 650 vagas para crianças de 0 a 5 anos.
“Não há nenhuma criança fora da escola na etapa obrigatória da Educação Infantil; 82,8% das crianças da Educação Infantil estão matriculadas em tempo integral; o número de unidades com Ensino Fundamental em tempo integral foi duplicado, triplicando a oferta de vagas (cerca de 1.300)”, pontua.
O município também superou a meta nacional de 25% de alunos em tempo integral, proposta pelo Plano Nacional de Educação.
“A infraestrutura também tem sido prioridade: 98% das escolas já estão com todas as salas climatizadas – a meta é atingir 100% ainda este ano. Reformas foram feitas em áreas de pintura, elétrica, hidráulica e segurança, além de investimentos em parques infantis, livros literários e recursos tecnológicos”, detalha.
No campo do desempenho, Catanduva atingiu nota 6,8 no IDEB de 2023, superando a meta nacional de 6,0 para os Anos Iniciais. O trabalho foi reconhecido pelo Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo MEC (2024) e obteve destaque estadual no Programa Alfabetiza Juntos, pela evolução na fluência leitora dos alunos.
A cidade também cumpriu todas as condicionalidades para o recebimento da complementação VAAR do Fundeb, e realizou concursos públicos para reforçar seu quadro de profissionais da Educação em todos os níveis — da docência à gestão escolar e equipes de apoio.
“Com esses avanços, Catanduva reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e voltada ao futuro, fortalecendo a base do desenvolvimento social e econômico da cidade”, complementa o governo municipal.
Autor
