Festival de Judô de Tabapuã é neste sábado no Ginásio de Esportes
Evento faz parte da comemoração dos 103 anos do município; cerca de 100 atletas irão participar
Crédito: Divulgação - A ideia de promover o festival surgiu para unir as várias turmas da modalidade existentes na cidade
Por Stella Vicente | 09 de dezembro, 2022

Tabapuã terá neste sábado, dia 10, um Festival de Judô, que deve contar com a participação de aproximadamente 100 atletas, de seis a 12 anos de idade. O evento faz parte da comemoração dos 103 anos do município, celebrado em 27 de novembro, e está previsto para começar às 8 horas no Ginásio de Esportes local.

A ideia de promover o festival surgiu para unir as várias turmas da modalidade existentes na cidade, a fim de que as crianças se conheçam, desenvolvam-se em grupo, socializem e tenham novas experiências.

Segundo Willian Leão Martins de Oliveira, professor responsável pelo judô e jiu-jitsu na cidade de Tabapuã, o objetivo é mostrar mais sobre a modalidade e a cultura japonesa, além de falar um pouco de história e filosofia do esporte e compartilhar sua própria experiência. “Queremos falar também sobre o caminho correto para a vitória e fazer com que eles percam um pouco mais de receio da luta, porque ela é bem educativa”, diz.

O Festival de Judô de Tabapuã é uma realização da Prefeitura Municipal e das Secretarias de Educação e Esportes, Lazer e Recreação, por meio da secretária Hellen e do secretário Leandro, que possuem vínculo com o projeto ofertado na cidade. Atualmente, atende cerca de 70 crianças no contraturno escolar, podendo participar tanto os alunos das escolas municipais quanto os de instituições particulares.

“É 100% gratuito. O prefeito Silvio Cesar Sartorello e o vice Adilson Olivio incentivam os alunos com os materiais esportivos, com kimono, tatami, local adequado e com a valorização do professor. O respaldo que o prefeito e o secretário de esportes, junto com a Secretaria de Educação, oferecem é bem legal para a cidade, assim como todo o incentivo e o que eles proporcionam para as crianças”, conta Willian.

Para ele, eventos como este fazem com que as crianças saibam mais sobre o esporte e sobre as experiências de outras pessoas. Além disso, acabam se tornando a porta de entrada para grandes competições, onde os atletas podem viajar, conhecer outros lugares e aprimorar sua cultura pessoal.

“A promoção desse evento faz com que eles conheçam mais o professor, se espelham em pessoas que praticam esportes, que são campeões e assim eles criam mais motivos para continuar fazendo o esporte, seja o judô ou outra modalidade. O importante é que a criança se desenvolva dentro de um esporte para que ele tenha uma formação integral”, afirma o responsável.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Sub-17 do Santo mantém invencibilidade e Sub-15 conhece primeira derrota
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Bax Catanduva vence São José após sete derrotas na Liga de Basquete
Por Stella Vicente | 05 de maio de 2024
Nadadora mirim de Catanduva é terceira melhor em ranking nacional