De 5 a 9 de setembro, Catanduva recebe o FESCC - Festival de Corais de Catanduva, evento que é referência no interior paulista e recebe participantes de todo o país. Surgido de um sonho das idealizadoras Marcela Milani, Carolina Milani e Patricia Supi, com o apoio do Conservatório Santa Cecília, o FESCC completa 10 anos em 2023.
“Sempre fomos de uma família musical e isso nos motivou a sonhar grande e a querer ampliar a prática coral, que é nossa paixão, aqui no interior do estado de São Paulo. Assim surgiu o FESCC, que hoje é o maior festival de canto coral do interior paulista. Isso nos enche de orgulho e ao mesmo tempo de esperança, de saber que estamos contribuindo para desenvolver a cultura de nosso país através do canto coral”, destacam.
Dividido em dois momentos, o FESCC contempla os workshops (que acontecem de 5 a 8 de setembro), com cursos oferecidos para regentes e professores de canto coral, e o concerto final, gratuito e aberto ao público, com uma única e grandiosa apresentação.
O concerto final, que acontece no dia 9 de setembro, no Clube de Tênis Catanduva, às 19h30, é o grande ápice do FESCC, e contará com cerca de 300 vozes cantando no palco, em uma apresentação grandiosa e única.
“Será um verdadeiro espetáculo. Receberemos coros infantis e juvenis de outras cidades, que se juntarão aos coros do FESCC de Catanduva para uma apresentação inesquecível e emocionante, com um repertório único. São meses de preparação para chegarmos a esse resultado, então estamos felizes, pois o concerto final é a coroação de todo o nosso trabalho em equipe”, ressalta Marcela Milani, diretora geral do FESCC.
Ela pontua que nada disso seria possível sem a parceria de empresas “que acreditam no poder da cultura coral como agente transformador e confiam no FESCC.” A Itaipu Transformadores, por exemplo, está há 10 anos patrocinando o Festival de Corais de Catanduva.
“Estamos felizes em impulsionar a cultura coral no interior do estado de SP e sabemos que isso está reverberando no Brasil todo. É uma parceria de sucesso a Itaipu com o Conservatório Santa Cecília de Catanduva. Estaremos presentes no concerto final comemorando esses 10 primeiros anos de música coral”, destaca o diretor geral da Itaipu, Reno Bezerra.
“O FESCC traz para o interior de SP uma belíssima vertente musical que não é difundida no Brasil, permitindo a crianças, jovens e a toda a comunidade ter contato com uma arte de altíssima qualidade e ampliar seus horizontes musical e de vida”, completa Carlos Gambaro, diretor da Tietê Agroindustrial, outro patrocinador do evento.
O concerto é aberto ao público, com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos identificados, a partir desta terça-feira, dia 5 de setembro, no Clube de Tênis Catanduva.
Autor