A sexta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino, acontece no Brasil entre os dias 3 a 10 de outubro de 2025. A programação, pensada para os públicos adulto e infantil - contempla criações femininas em música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais e literatura, entre outros. O acesso a todos os eventos é gratuito.
Na região, haverá atividades no Cris de Freitas Ateliê e no Sesc Rio Preto, ambos em São José do Rio Preto. No primeiro será realizada a oficina Crie Seu Próprio Azulejo em Papel no sábado, 4, das 15h às 17h. Já no Sesc, no domingo, 5, tem a Mostra Olhar de Marias com curtas-metragens e roda de conversa, às 16h. Com curadoria de Fernanda Barban, serão exibidas obras de Alina Chiaradia e Viviane Freitas, Fernanda Barban, Gaia do Brasil, Mona Luizon e Juliene Vargas.
A programação online será de 4 e 10 pelo YouTube - @FestivaldasMarias com duas séries. A “Vozes Negras”, sucesso na edição de 2024, tem exibição sempre às 19h, trazendo cantoras pretas (A Quatro Vozes, Luana Bayô, Fanta Konatê, Ana Maria Carvalho, Kennya Macedo e Raquel Tobias) interpretando composições que entoam suas ancestralidades e raízes da cultura popular.
Inovando na edição 2025, a série “Saberes e Fazeres” será exibida às 11h e às 17h, reunindo vários cursos e workshops com profissionais femininas, mestras em suas áreas: yoga, desenho, dança, produção cultural, malabarismo, pintura e outros.
O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura), direção artística e curadorias convidadas a cada edição.
Com foco na valorização da criação artística feminina, a programação gira em torno de criações e temas que abordam o feminino. Além de Rio Preto, haverá atividades no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, e na Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária, em Mairinque. A edição é encerrada em 10 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.
Autor