O Tríduo de São Pedro tem início nesta quarta-feira, 26, na Capela do Km 7, com celebrações às 19h30 até sexta-feira, 28. Já a Missa de São Pedro será no sábado, 29 de junho, às 18 horas. Também haverá quermesse no salão de festas do bairro rural na sexta e sábado, 28 e 29, a partir das 19 horas. Toda programação festiva será conduzida pela Paróquia de São Judas Tadeu.
“Todos os anos, no mês de junho, as igrejas, as comunidades, os bairros, os distritos, as escolas realizam as tradicionais festas juninas para celebrar três santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro. No dia 29 de junho, encerrando o mês, celebramos São Pedro, que é o copadroeiro da capela de Nossa Senhora Aparecida, no Km 7”, explica padre Weisller dos Santos.
Ele convida todos os devotos de São Pedro, bem como toda a população da cidade e região, a participarem do tríduo preparatório para a festa do santo.
“A cada dia temos um gesto concreto, o qual somos chamados a colaborar com a comunidade. No primeiro dia o gesto concreto é leite condensado, no segundo dia do tríduo é óleo e, no terceiro, o gesto concreto é balas e pirulitos para as nossas crianças”, detalha o pároco.
HISTÓRIA
São Pedro nasceu em Betsaida, pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão. Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré.
Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos. São Pedro era pescador.
Quando Jesus conheceu Simão, disse a ele uma frase que mudaria sua vida: Você será pescador de homens. A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus: Tu és o Messias, o Filho de Deus. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra.
Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.
Autor